Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Olimpíada de História do Brasi...

Olimpíada de História do Brasil

Publicada em : 07/08/2012

A competição, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, é voltada a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio


Alunos de escolas estaduais podem se inscrever até a próxima sexta-feira, 10 de agosto, na 4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A competição é voltada a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.museudeciencias.com.br.

A Olímpiada Nacional em História do Brasil é composta por seis fases, cinco delas on-line e a final, presencial. A primeira etapa começa no dia 20 deste mês, e a última, com 37 equipes finalistas, acontece nos dias 20 e 21 de outubro, na Unicamp. As equipes participantes devem ser formadas por três estudantes e um professor de história que atue na escola que os adolescentes frequentam.

“A proposta da Olímpiada Nacional em História do Brasil é que o trabalho coletivo desenvolvido pelos alunos vá além de estudar apenas o conteúdo das questões propostas, mas de desenvolver um olhar crítico para a história. Dessa forma, será valorizado o processo de aprendizagem e a construção do conhecimento. O contato direto com documentos históricos permite aos participantes trabalharem como historiadores, à medida que processam as informações exigidas nas respostas das questões em cada uma das fases”, comenta Cristina Meneguello, docente da Unicamp e coordenadora da Olimpíada.

Nas primeiras quatro etapas, os grupos terão de responder a questões e desenvolver tarefas indicadas pela organização do evento. Na quinta fase, os alunos de realizar uma tarefa que será informada na data. Na última das seis etapas, a presencial, as equipes terão de responder a perguntas e participar de alguns desafios propostos pelo museu.

A premiação será em 21 de outubro, data da final. Serão premiadas escolas, docentes e alunos com 60 medalhas de ouro, 100 de prata e 140 de bronze. Todos os participantes recebem certificado de participação na competição. Além disso, os professores das equipes com as melhores pontuações das primeiras fases serão convidados a participar de uma capacitação de uma semana na Unicamp.

Fonte:Secretaria da Educação do Estado de São Paulo