Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Novas regras para a redação

Novas regras para a redação

Publicada em : 01/08/2012

A rede também explica quais são os três requisitos básicos para escrever um bom texto


O Portal da Universia Brasil (www.universia.com.br) divulga uma série com dicas para que os alunos se preparem para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de acordo com o manual “A redação do Enem 2012”, divulgado na última segunda pelo Inep (Instituição Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais).

Nas novas regras, foram anunciadas diversas penalidades quanto ao uso do registro formal escrito. Assim, com base nisso, a Universia traz uma lista com 15 erros mais graves que os estudantes não podem cometer na redação deste ano.

A rede também explica quais são os três requisitos básicos para escrever um bom texto, de acordo com as exigências do Inep. São eles: Ausência de marcas de oralidade e de registro informal, precisão vocabular e obediência às regras gramaticais.

Segundo Ricardo Fasti, diretor da Universia Brasil, esse levantamento tem por objetivo esclarecer aos alunos as regras deste ano e como pensam os avaliadores da redação do Enem. “É importante saber que a redação vai ser corrigida seguindo algumas regras já estabelecidas. Mas, o fundamental é que o aluno desenvolva o hábito da leitura, tanto de clássicos como de jornais e revistas. Pois o estudante precisa escrever bem e estar atento aos fatos cotidianos, para que desenvolva através de um bom texto uma opinião firme e embasada sobre o assunto cobrado”, afirma ele.

No especial desenvolvido pela Universia Brasil, a rede também aponta seis características de uma redação nota zero para o Inep. Todo o estudo pode ser encontrado no Portal da Universia, através do endereço eletrônico http://noticias.universia.com.br/tag/enem-2012-redação/. O acesso ao material é gratuito.

Fonte:Tamer Comunicação Empresarial