Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Democracia universitária

Democracia universitária

Publicada em : 10/07/2012

Pioneira na eleição pelo voto direto de professores, funcionários e alunos, PUC-SP incentivará nas redes sociais o debate sobre o processo e as propostas dos candidatos


Em agosto, a PUC-SP escolhe a reitoria que estará à frente da Universidade de novembro de 2012 a novembro de 2016. Há três chapas inscritas para disputar a eleição: A PUC vale a pena – com autonomia e respeito aos estudantes, funcionários e professores, dos professores Anna Maria Marques Cintra (Letras-Português) e José Eduardo Martinez (Medicina); Reconstruir a PUC-SP. Um projeto para educar pessoas que irão transformar o mundo!, dos professores Francisco Antonio Serralvo (Administração) e Ana Mercês Bahia Bock (Psicologia); e Uma Nova PUC, Ainda Melhor: Autonomia e excelência universitárias, do atual reitor Dirceu de Mello (Direito) e da professora Marcela Pellegrini Peçanha (Ciências Biológicas).

A PUC-SP é pioneira na escolha dos gestores pelo voto direto da comunidade, no início dos anos 1980. A atual eleição reforçará a história democrática da PUC-SP, que será pioneira no uso das redes sociais para incentivar a plena participação de alunos, professores e funcionários no debate. A interatividade do facebook da Universidade (www.facebook.com/PUCSP.Oficial), coordenado pelo Núcleo de Jornalismo e Assessoria de Imprensa (Divisão de Comunicação Institucional), permitirá a todos os membros da comunidade conhecer mais de perto e discutir as propostas dos candidatos para o futuro da instituição.

Até o dia 24/8, docentes, funcionários e alunos acompanharão as campanhas das chapas, os debates públicos promovidos pela Comissão Central Eleitoral (CCE) nos campi e as visitas aos setores. De 27 a 31/8, a comunidade exercerá seu poder de voto – a apuração se realiza no próprio dia 31/8, após as 12h. Os resultados serão enviados ao Conselho Universitário (Consun), para homologação e composição da lista tríplice, a ser encaminhada para escolha do grão-chanceler.

A PUC vale a pena – com autonomia e respeito aos estudantes, funcionários e professores
Programa completo: www.pucsp.br/eleicao/download/a_puc_vale_pena_pdf.pdf

Reconstruir a PUC-SP. Um projeto para educar pessoas que irão transformar o mundo!
Programa completo: www.pucsp.br/eleicao/download/reconstruir_pucsp.pdf

Uma Nova PUC, Ainda Melhor: Autonomia e excelência universitárias
Programa completo: www.pucsp.br/eleicao/download/autonomia_excelencia_universitarias.pdf 

Fonte:Divisão de Comunicação