Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Dicas para as provas de Inglês...

Dicas para as provas de Inglês e Espanhol do Enem

Publicada em : 22/06/2012

O importante para as provas de idioma do Enem são as informações que o aluno traz consigo


A Universia Brasil (www.universia.com.br) ouviu diversos professores de cursinhos e selecionou algumas dicas para os alunos que ficaram em dúvida entre o Inglês e Espanhol na hora de fazer a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro.

As opiniões entre os docentes são divergentes. Para a professora de espanhol do cursinho Anglo Vestibulares, Eliana Faganello Ahumada, "os alunos que optam pelo espanhol por acharem que é mais fácil enganam-se porque os idiomas têm a mesma raiz linguística, mas características distintas". Sirlene Aparecida Aarão, professora de inglês do mesmo cursinho, argumenta que "não podemos confundir, mesmo possuindo a mesma origem, o espanhol e o português têm muita diferença".

Já o professor de espanhol da Oficina do Estudante, Hernan Bastidas , diz que "para quem não tem conhecimento nenhum dos idiomas, ou apenas o básico dos dois, é preferível optar pelo espanhol".

Todos são unânimes em apontar que independente da escolha feita pelos candidatos, o importante para as provas de idioma do Enem são as informações que o aluno traz consigo. A professora de inglês do cursinho Oficina do Estudante, Verônica Motta, explica que normalmente são conteúdos recorrentes na mídia. "São textos mais leves, próximos do dia a dia e, independente do idioma selecionado, é a bagagem cultural do estudante que irá fazer a diferença. As questões não estão associadas à facilidade com a língua, mas sim com o conteúdo."

A docente Eliana Faganello explica que "não é só entender o que está escrito nos textos, mas também o entorno, o contexto do assunto levantado" Faganello aconselha os alunos a “ver as características e cultura dos países que falam o idioma, principalmente o espanhol, e que estão ao redor do Brasil”. Para a professora Sirlene Aarão o hábito de leitura é essencial. "O aluno que presta o exame deve estar atualizado. Deve saber o que está acontecendo no mundo e como isso interfere na vida dele."

Entre os possíveis temas que cairão nas provas, o docente Hernan Bastidas , indica a crise econômica mundial, mas especificamente na Espanha, "principalmente pelo idioma", e o trabalho escravo na América Latina. "Esse assunto tem sido muito comentado, principalmente no estado de São Paulo, por conta dos imigrantes bolivianos que vêm para o País".

A Universia Brasil também fez um mapeamento histórico do Enem e já divulgou o que mais é cobrado na prova de Português, Linguagens, Matemática, História, Física e os 10 prováveis temas da redação deste ano. Para conferir todas essas informações, basta acessar o portal da Universia no link http://noticias.universia.com.br/tag/enem-2012/.

Fonte:Tamer Comunicação Empresarial