Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Especialização em Liturgia, Ci...

Especialização em Liturgia, Ciência e Cultura

Publicada em : 21/06/2012

Dirigido a portadores de diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento ou portadores de experiência em pastoral


A Liturgia, momento privilegiado da manifestação da Igreja, desde a sua reforma no Concilio Ecumênico Vaticano II, tem alcançado grandes progressos, sobretudo no que tange ao seu estatuto epistemológico. Pensar a Liturgia no âmbito da teologia da Igreja significou um processo de migração da compreensão da liturgia: de cerimonial vazio de sentido, à celebração do Mistério da fé. A mudança de tal perspectiva se deve à atenção dada às ciências humanas e ao seu irrenunciável contributo à ciência litúrgica.

A interdisciplinaridade é tarefa e, ao mesmo tempo necessidade, para se pensar a liturgia de modo cientifico, com fundamentos que considerem seus aspectos antropológicos, filosóficos, sociais e psicológicos. Dar voz aos conhecimentos alcançados pelas ciências humanas e promover um diálogo com a ciência litúrgica só tem a enriquecer e fortalecer sua pretensão científica, bem como a atividade pastoral.

Nessa perspectiva serão analisados e aprofundados neste curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), as preces e os ritos da Igreja, como sinais capazes de efetuar a relação entre o humano e o divino, bem como revelar suas feições na celebração. A proposta visa não só o aprofundamento teórico, mas, sobretudo pastoral, pois a liturgia é também fundamentalmente ação. Nela realiza-se o ato litúrgico e sacramental. Os conhecimentos propostos e oferecidos terão em vista uma práxis litúrgica no contexto eclesial: prática fecundada por uma reflexão claramente definida por seus métodos, objetivos e destinatários.

São objetivos do curso: oferecer aos alunos a apropriação dos mais importantes conceitos da teologia litúrgica fundamental pós-concoliar, estabelecendo o diálogo entre a ciência litúrgica e algumas ciências humanas que são instrumentos valiosos de interpretação do fenômeno celebrativo, refletindo e oferecendo pistas práticas de como encaminhar o desafio da inculturação litúrgica diante da pluralidade cultural e do desafio da comunicação moderna.

Dirigido a portadores de diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento ou portadores de experiência em pastoral litúrgica, estudiosos da liturgia, presbíteros e religiosos voltados para essa dimensão da pastoral eclesial, o curso tem início em 11 de Agosto e aulas aos sábados e domingos, das 8h30 às 18h30 (um final de semana por mês), no Campus Ipiranga, que fica na Avenida Nazaré, 993 - Ipiranga - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Fonte:Priscila Lacerda