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A criança e o marketing

Publicada em : 12/06/2012

As autoras reuniram informações fundamentais para auxiliar os adultos a proteger as crianças dos apelos do marketing infantil


O marketing infantil está presente na vida de todos nós. Mas que tipo de mensagens são direcionadas às crianças e como podem prejudicar seu desenvolvimento e desvirtuar seus valores? 

Nos dias de hoje, em que muitos pais não conseguem dedicar tempo suficiente aos filhos e sentem imensa culpa por isso, a qualidade do que as crianças assistem, leem e ouvem nem sempre é questionada. Numa época em que ter é mais valorizado do que ser, os apelos do marketing infantil podem contribuir para desvirtuar o caráter dos pequenos, encurtando a infância e facilitando a formação de adultos consumistas e infelizes. 

Porém, é possível reverter esse quadro com informação e senso crítico. No livro A criança e o marketing, a psicóloga Ana Maria Dias da Silva e a especialista em comunicação Luciene Ricciotti Vasconcelos analisam como se dá a formação do caráter, desvendam o funcionamento das principais ferramentas de marketing e da comunicação e mostram como a publicidade atinge as crianças.

Partindo do pressuposto de que pais e professores podem, desde a mais tenra infância, ajudar as crianças a se tornarem consumidores conscientes, as autoras reuniram informações fundamentais para auxiliar os adultos a proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. Segundo elas, com mais consciência de seu poder como consumidor, de sua influência na criação de produtos e na divulgação dos mesmos, será possível criar adultos capazes de escolher o que comprar, com base naquilo que realmente querem e necessitam.

"Cremos que será maravilhoso viver em um mundo onde todos poderão escolher o que comprar usando critérios econômicos, sociais e ambientais, felizes com suas escolhas, usufruindo os benefícios do consumo de produtos", afirmam. 

Segundo as autoras, atualmente, pessoas de todos os níveis sociais e de todas as idades estão escolhendo o consumo como atitude de vida e não como meio de satisfazer suas reais necessidades. Refletir sobre essa questão e suas consequências é responsabilidade de todos: empresas, governos, famílias, educadores, publicitários e executivos. "Entendemos que a consciência vigilante da população diante do marketing infantil é um trabalho coletivo", completam. 

Dividido em quatro capítulos, o livro oferece uma visão do mundo atual em relação à infância e ao marketing; explica as funções do marketing infantil e apresenta a criança em cada fase de seu desenvolvimento como público-alvo da comunicação. 

Um capítulo especial traz dicas práticas para pais e professores sobre como lidar com situações cotidianas relacionadas à exposição das crianças à mídia e aos produtos, protegendo os pequenos dos apelos sedutores do marketing infantil. 

Gestores e administradores também se beneficiam da leitura, pois as autoras abordam a aplicação do marketing 3.0, de Philip Kotler, grande mestre do marketing mundial. Este novo conceito orienta as empresas a satisfazer uma necessidade ampla do consumidor como ser humano. Pois, cada vez mais, os consumidores buscam empresas que atendam suas mais profundas necessidades sociais e ambientais.

"O livro é estopim para uma grande mudança na formação de consumidores conscientes de seu papel na sociedade". Além disso, apresenta às empresas e agências que trabalham com marketing infantil, caminhos para crescer no mercado evoluindo para esse novo marketing mundial.

Como destacado no texto da contracapa, assinado pelo Instituto Alana, "ao ler esta obra, adultos e jovens conscientes ajudarão nossas crianças a crescer de forma menos consumista, de modo que essa fase de desenvolvimento, tão especial para o ser humano, seja mais valorizada". Segundo as autoras, "Queremos mudar o olhar sobre o mundo para que o amanhã seja realmente novo", concluem.


Título: A criançae o marketing - Informações fundamentais para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil
Autoras: Ana Maria Dias da Silva e Luciene Ricciotti Vasconcelos
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 32,20
Páginas: 96 (14 x 21)
ISBN: 978-85-323-0802-3
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br 

Fonte:Ana Paula Alencar