Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Como se preparar para o Enem 2...

Como se preparar para o Enem 2012

Publicada em : 06/06/2012

Já estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio


Já estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Este ano a avaliação contará com duas provas, aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. Em 2011, mais de 6 milhões de alunos se candidataram para o exame, um dos mais importantes para os estudantes que estão completando o ensino médio e querem conquistar uma vaga universitária.

“Não existe uma fórmula mágica para rotina ideal de estudos, cada candidato deve encontrar a sua e deve tirar o melhor proveito do tempo”, aconselha o psicólogo Fernando Elias José, especialista em preparo emocional para vestibulares e concursos.

“Pode-se, no entanto, observar um maior aproveitamento quando o dia de estudos inicia com uma matéria na qual se tenha maior dificuldade, passando depois para um conteúdo que se tenha mais facilidade, intercalando sempre o estudo com períodos de descanso”, aconselha o psicólogo, que há mais de 14 anos acompanha estudantes na trajetória de estudos.

Na hora de elaborar um cronograma de estudos o psicólogo sugere um roteiro de no máximo 7 a 8 horas por dia, com 10 minutos de descanso a cada 50 minutos trabalhados.

Fernando Elias José é Mestre em Cognição Humana pela PUCRS, palestrante, consultor organizacional e psicólogo clínico. Especialista em Diagnóstico Psicológico pela PUCRS, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, com Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva na UFRGS. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, há mais de quatorze anos se dedica à pesquisa em Ciências Cognitivas e trabalha com psicoterapia na abordagem cognitivo-comportamental direcionada à preparação emocional de candidatos para provas, vestibulares e concursos. Autor do livro “Concursos Faça Sem Medo – Entenda, domine e supere os desafios”, pela Artes e Ofícios Editora, 2011.

Fonte:2PRÓ Comunicação