Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Festival do Minuto

Festival do Minuto

Publicada em : 01/06/2012

Este ano, uma nova categoria abarca exclusivamente vídeos realizados por docentes das Escolas Públicas Estaduais


O festival do Minuto realiza, pela segunda vez, a edição do Festival do Minuto nas Escolas Públicas Estaduais de São Paulo, que recebe vídeos de até 60 segundos com tema livre.

Em 2012 o concurso será dividido em três categorias. As duas primeiras são para estudantes do Ensino Fundamental Ciclo II (5º ao 9º ano) e Ensino Médio. Mas, dessa vez, uma novidade: os professores também terão seu espaço, com uma categoria específica para a participação deles.

Todos os professores da rede pública estadual de São Paulo e Tocantins que tiverem uma ideia criativa que caiba num vídeo ou animação de um minuto podem inscrever seu(s) vídeo(s) e concorrer, assim como os alunos, a 3 laptops em cada um dos estados.

Em todas as suas ações realizadas em colégios públicos estaduais ao longo dos últimos três anos, o Festival do Minuto já alcançou 4186 escolas e 954 inscrições foram realizadas em dois diferentes concursos promovidos pelo Festival em 2010. As inscrições foram provenientes de escolas de 180 cidades do Estado de SP.

O projeto Escola do Minuto inclui ainda um portal de aulas online, o www.escoladominuto.com.br. Nele, alunos e professores contam com um precioso material para auxiliar na produção de vídeos de um minuto para todas as séries, mostrando o audiovisual como uma linguagem acessível, que pode ser utilizada em aulas e avaliações escolares.

O portal funciona após o preenchimento de um cadastro, simples e rápido, por professores e alunos. Entre os vídeos que docentes e discentes irão encontrar no site, estão depoimentos de realizadores e dicas do curador e diretor de cinema Marcelo Masagão, bem como da profissional de educação Moira Toledo. Eles fornecem dicas para a pesquisa de temas, de softwares de imagem e som, de iluminação, entre outros tópicos importantes para a produção e orientação dos vídeos realizados pelos estudantes e professores.

“O formato minuto propõe uma condensação de tempo que é desafiadora para se tratar de qualquer tema. Em uma palavra, a síntese é fundamental num mundo que produz uma infinita quantidade de informações a cada segundo que passa”, diz Marcelo Masagão, idealizador e curador do festival, à frente da iniciativa desde 1991.

O Festival do Minuto é uma ação transversal na escola que inverte uma série de interrelações estabelecidas. Por exemplo: alunos passam a ensinar professores, uma vez que são muitas vezes mais familiarizados com muitas tecnologias”, completa Masagão.

O projeto está em fase de negociação para acontecer também este ano em outros dois estados: Paraná e Ceará.

Inscrições
Para se inscrever, os alunos do Ensino Fundamental Ciclo II (5ª a 8ª séries / 6ª a 9º séries) devem enviar seus vídeos por meio do site www.minuteen.com.br.

Já os alunos do Ensino Médio e os professores participantes devem acessar o site www.festivaldominuto.com.br para efetivar sua inscrição. O prazo final é 27 de outubro.

Ambas as categorias do concurso têm o apoio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e patrocínio da Sabesp.

Fonte:Foco Jornalístico