Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Ação Voluntários BRF

Ação Voluntários BRF

Publicada em : 25/05/2012

Instituto BRF estimula ação voluntária em 26 municípios do País


A segunda edição da Ação Voluntários BRF, agendada para 26 de maio, vai priorizar atividades relacionadas à Educação, entre elas, a reforma de escolas, a organização de biblioteca e o incentivo à leitura. A ação será coordenada pelo Instituto da BRF e acontecerá em 26 municípios do país, simultaneamente. A edição de 2012 vai engajar cerca de 700 voluntários em 80 ações.

O programa Voluntários BRF conta com mais de três mil colaboradores inscritos. Ele é responsável pela elaboração e execução de projetos que potencializam o processo de desenvolvimento das comunidades onde a empresa está instalada. Vale frisar que o Instituto BRF atua em três frentes prioritárias: Redes Intersetoriais, Terceiro Setor e Políticas Públicas.

Na frente "Políticas Públicas", o Instituto foca a área de educação e desenvolve dois projetos-piloto, um em Santa Catarina e outro em Goiás. No "Terceiro Setor", quatro projetos beneficiaram oito mil pessoas somente em 2011 e está previsto no 2º semestre de 2012 o lançamento de um Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor. Já na frente "Redes Intersetoriais", são desenvolvidos dois programas: Comunidade Ativa e Laços de Proteção.
                
O investimento social da BRF é gerido de forma compartilhada entre a equipe do Instituto e funcionários da BRF organizados em Comitês de Investimento Social. Atualmente, mais de 200 funcionários da BRF estão organizados em 26 comitês. “O orçamento de 2012 será de mais de R$ 5 milhões”, afirma Luciana Lanzoni, diretora executiva do Instituto BRF.

São Paulo
A escola pública de ensino fundamental Almerinda Chavez, em Jundiaí, São Paulo, terá sua biblioteca organizada pelos funcionários da BRF, no dia 26. As crianças da comunidade também poderão participar de rodas de leitura, atividades recreativas e sessões de cinema.

Paraná
No Paraná, seis cidades serão beneficiadas com atividades dos voluntários BRF. Em Carambeí, 30 voluntários farão atividades lúdicas focadas na leitura com 80 idosos que frequentam o Centro de Referência em Assistência Social da cidade. O objetivo é reinserir a leitura no dia-a-dia dos idosos, incentivando sua prática e possibilitando a retomada do contato com os livros. Já na cidade de Dois Vizinhos, as atividades serão direcionadas às crianças com contadores de histórias e distribuição de gibis. O mesmo acontece em Ponta Grossa, cujo calçadão principal do município servirá de palco para a arrecadação e troca de livros, contadores de histórias, ambientação com personagens, rodas de leitura, fantoches, oficina de profissões e exibição de filmes. Quarenta voluntários estarão em Francisco Beltrão para contar histórias e incentivar os participantes à prática da leitura por meio de arrecadação de livros. Um workshop de para formação de contadores de histórias será oferecido aos voluntários interessados. Em Paranaguá, as histórias serão contadas através de teatro de fantoches e em Toledo, as bibliotecas serão revitalizadas com novos materiais e livros.

Santa Catarina
Em Herval D’Oeste, a ação acontece no dia 25 e voluntários promoverão o Dia da Leitura em parceria com a Secretaria de Educação do município, com direito a saraus e incentivo à leitura e à ocupação dos espaços comunitários pelas famílias, dando um novo significado de uso para praças, parques e centros comunitários. O mesmo acontece em Capinzal, no dia 26 e em Faxinal dos Guedes a educação alimentar será o tema abordado com crianças de um a quatro anos. Em Chapecó, mais de 60 voluntários se mobilizarão para transformar a sala de leitura da creche da Fazenda Zandaval em uma brinquedoteca. O Clubinho do Livro será criado em Concórdia em um espaço que será destinado, posteriormente ao incentivo à leitura para crianças e adolescentes de oito a quinze anos. Já em Videira, acontecerá a Festa do Livro com atividades que abordarão os 100 anos da Guerra do Contestado, ocorrida na região.

Rio Grande do Sul
Cinquenta voluntários estarão em Serafina Côrrea para incentivar o prazer pela leitura em crianças de oito a dez anos com teatros de fantoche, biblioteca móvel e rodas de leitura. Em Lajeado, as escolas estaduais receberão os contadores de histórias durante todo o dia e receberão suporte de uma pedagoga. Já em Marau, as histórias serão contadas na parte da tarde e as crianças farão desenhos representando o que foi contado.

Goiás
No dia 26, a Escola Municipal de Dom Bosco, em Mineiros, receberá os livros arrecadados em uma campanha que antecede a Ação Voluntários BRF e eles serão organizados na biblioteca do local. Em Rio Verde, o incentivo à leitura será através de contadores de histórias e rodas de conversas. Já em Buriti Alegre, reformas serão feitas nos refeitórios de duas creches da cidade como uma forma de valorizar a alimentação e seus nutrientes. Os voluntários distribuirão lanches vestidos com fantasias e contarão histórias com temas voltados para questões ambientais, saúde e segurança, sempre adequadas à faixa etária do público jovem.

Mato Grosso
Mais de três mil crianças serão beneficiadas com a criação de uma brinquedoteca no Centro Social Jupiara em Campo Verde. A ação contará com a participação de 35 voluntários na organização do espaço e de atividades educativas para as crianças. Lucas do Rio Verde e Várzea Grande também receberão a visita dos voluntários BRF em ações que visam o incentivo à leitura.

Minas Gerais
Uberlândia será a única cidade de Minas a receber os voluntários BRF. Lá, eles orientarão os jovens na busca pelo seu primeiro emprego, com auxílio na elaboração do currículo e na apresentação pessoal em uma entrevista profissional. Uma discussão sobre a importância do conhecimento e escolaridade para o ingresso no mercado de trabalho também será promovida.

Mato Grosso do Sul
Uma ação especial acontecerá em Dourados, um dia antes da data geral. No dia 25/05, jovens do município poderão esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho e realizar testes de orientação vocacional na Escola Etalivio Penzo. Já no dia 26, o Centro de Integração ao Adolescente Dom Alberto ganhará uma biblioteca e livros organizados pelos voluntários.

Pernambuco
A comunidade de Bom Conselho terá um novo cantinho da leitura com TV, DVD e decoração especial para crianças de um a seis anos, na creche Santa Terezinha. Em Vitória de Santo Antão, as atividades serão focadas nas famílias que serão dispostas em células de leitura com um voluntário responsável para cada uma. Nelas, histórias sobre o meio-ambiente e solidariedade serão contadas e interpretadas, buscando a união familiar e demonstrando aos pais a importância da leitura diária e o incentivo. As famílias participantes poderão levar para casa um livro para darem continuidade ao exercício e uma muda de planta para representar os cuidados que nosso planeta necessita.

Sobre a BRF
A BRF foi criada a partir da associação entre Perdigão e Sadia. A empresa atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), alimentos industrializados (margarinas e massas) e lácteos, com marcas consagradas como Perdigão, Sadia, Batavo, Elegê, Qualy, entre outras. Com faturamento líquido de R$ 25,7 bilhões, registrado em 2011, a BRF é uma das maiores exportadoras mundiais de aves e está entre as maiores empresas globais de alimentos em valor de mercado. Responde por mais de 9% das exportações mundiais de proteína animal e é a única companhia do Brasil com rede de distribuição de produtos em todo o território nacional.

Fonte:XComunicação