Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Férias inclusiva

Férias inclusiva

Publicada em : 25/05/2012

Cursos para professores sobre temas relacionados à educação inclusiva, acessibilidade e pessoas com deficiência visual


Incluir a criança cega na escola não significa apenas colocá-la em uma classe junto com outras crianças que enxergam. É preciso integrá-la, garantindo seus direitos e deveres de ser como é. Esta é uma das principais dificuldades que os professores encontram ao receber alunos com deficiência visual em suas turmas.

Com base nesta constatação a Fundação Dorina Nowill realizará durante as férias escolares de julho, cursos com o objetivo de aproximar o tema da deficiência visual dos educadores que trabalham com educação especial.

As atividades iniciam com o curso “Orientação e Mobilidade – seu aluno mais independente na escola”, que acontecerá nos dias 12 e 13 de julho, das 8h30 às 17h30, oferecendo conhecimentos básicos sobre os aspectos técnicos da orientação e mobilidade das pessoas com deficiência visual.

A alfabetização de crianças cegas será abordada no curso “Braille para Educadores – Apoio essencial em sala de aula”, que acontecerá de 16 e 20 de julho, das 8h30 às 12h30. A idéia é oferecer noções básicas do Sistema Braille enquanto técnica de leitura e escrita para acompanhamento e apoio do aluno com deficiência visual na sala de aula.

Ainda entre 16 e 20 de julho, das 13h30 às 17h30, acontecerá o curso “A inclusão da criança com baixa visão na escola”, para proporcionar aos professores e profissionais da área, conhecimentos sobre a baixa visão e os recursos que possibilitam a inclusão da criança com deficiência visual no sistema educacional.

Os cursos serão ministrados por profissionais da instituição, especialistas em educação especial, reabilitação e atendimento a crianças e adolescentes cegos e com baixa visão.

Inscrições somente pelo site: www.fundacaodorina.org.br
Local: Rua Doutor Diogo de Faria, 558 - Vila Clementino - São Paulo

Fonte:Daniela Santos Coutelle