Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Curso para cuidadores de idoso...

Curso para cuidadores de idosos

Publicada em : 25/05/2012

Associação Reciclázaro e OLHE abrem turma para formar cuidadores de idosos no Parque São Domingos


A Associação Reciclázaro promove, a partir de 18 de junho, um curso para formação de cuidadores de idosos. Realizado em parceria com o Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE) e apoio da empresa Support/Danone, o curso integra o programa Cuidar é Viver e tem como público-alvo pessoas acima de 18 anos, com, no mínimo, ensino fundamental completo.

As aulas – práticas e teóricas – tratarão dos diversos aspectos do envelhecimento, como mitos e preconceitos, questões éticas, sociais, médicas e nutricionais.

Aos alunos será oferecido ainda suporte psicológico para enfrentar os aspectos mais complexos do acompanhamento à pessoa idosa. Integram também a carga horária discussões sobre questões trabalhistas e apoio jurídico. Ao final, será criado um banco de dados com o cadastro das pessoas formadas, para posterior encaminhamento a postos de trabalho.

Este é o segundo curso promovido pela Reciclázaro. “Houve muita procura na primeira turma”, diz Ingrid Mazeto, presidente do OLHE. Segundo ela, há uma demanda crescente pela contratação de cuidadores de idosos, especialmente nos centros urbanos. “Isso faz com que cresça a necessidade de formar profissionais capacitados para ocupar a função, um das mais requisitadas atualmente, por conta do envelhecimento da população.”

Segundo dados do último Censo do IBGE, há hoje 14,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade vivendo no país. Isso corresponde a 8,6% da população total. Apenas na capital paulista há 1,3 milhão de idosos – o equivalente a 11,8% da população, sendo que 12,20% desses apresentam algum tipo de fragilidade.

Curso de Formação de Cuidadores de Idosos
Carga horária: 92 horas (divididas em 23 encontros)
Início: 18 de junho de 2012
Horário: Segundas e terças-feiras, das 18 às 21h45.
Local: Paróquia São Domingos, Sávio – Rua Tomás Lopes Ferreira, 131 – Parque São Domingos, São Paulo (SP).
Público-alvo: Homens e mulheres com mais de 18 anos de idade, com no mínimo curso fundamental completo. Serão aceitas pessoas com experiência na área ou em início de carreira.
Certificados: Emitidos pelo OLHE
Informações e inscrições: (11) 2081-3673 / 4661-1056
Investimento: Máximo de 300 reais. Existe a possibilidade de bolsa para alguns casos, a ser oferecida pela paróquia.

Sobre a ONG OLHE
O OLHE foi criado em 2006 por um grupo multidisciplinar de profissionais, buscando ser uma referência de vanguarda como agente de transformação que estimule e sustente um envelhecer com futuro. A ONG atua por meio de quatro áreas: informação, intervenção, pesquisa e formação. Já recebeu alguns prêmios por sua atuação.

Fonte:Conexão Nacional Comunicação Corporativa