Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Cursos profissionalizantes de ...

Cursos profissionalizantes de curta duração

Publicada em : 04/05/2012

Os assuntos serão divididos em desenvolvimento pessoal, produtividade e competitividade, com professores especializados que atuam no mercado

O Instituto Mauá de Tecnologia, por meio de seu Centro de Pesquisas, oferece cursos de curta duração com foco em temas de interesse e necessidade do mercado.

Essa ação tem como objetivo complementar a formação profissional dos participantes agregando à missão integradora do Instituto Mauá de Tecnologia entre os setores produtivos e suas unidades de ensino. “Os treinamentos profissionalizantes são instrumentos de ensino rápido e objetivo para trazer experiências práticas com investimentos acessíveis. Estamos muito satisfeitos com a procura por esses cursos. Nossa expectativa é, no futuro, ampliar ainda mais os cursos e as parcerias com indústrias e empresas da região”, explica o professor Eduardo Linzmayer, coordenador do projeto.

Os treinamentos foram organizados em dois grupos, um focado no aumento da produtividade e competitividade abordando temas como Cronoanálise, Seis Sigma, Métodos de Análise e Solução de Problemas – MASP, Aplicação de Modos de Falhas e Análise de Efeitos – FMEA, Manutenção Produtiva Total – TPM, KAIZEN, KANBAN, Oficina de Gerenciamento de Projetos – GP, Materiais e Processos de Manufatura, 5S e Ações Ambientais.

O outro grupo é voltado para o desenvolvimento pessoal, oferecendo temos como Oficina de Comunicação Escrita, Oficina de Administração do Tempo e Oficina de Excelência Profissional. Os participantes que tiverem frequência de pelo menos 75% receberão o certificado de participação emitido pelo Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia e SENAI.

As aulas serão ministradas no Campus de São Caetano do Sul – Praça Mauá, 1. Para mais informações acesse o site: http://www.maua.br/servicos-tecnologicos/treinamentos-profissionalizantes


Aplicação de Modos de Falhas e Análise de Efeitos (FMEA) – Identificando as falhas e analisando seus defeitos
Inscrições até: 12/05
Aulas: 5 sábados a partir de 19/05, das 13h às 17h.
Desenvolvimento de ferramentas auxiliares para a solução de problemas de engenharia de projetos, processos, produtos e de assistência técnica. O participante estará capacitado para identificar falhas na produção, registrar suas consequências, promover ações corretivas e preventivas necessárias para a resolução de problemas.
Instrutor: Joel Alvez da Silva, engenheiro mecânico, mestrando em Engenharia Mecânica, com especialização em sistemas de qualidade e metrologia. Professor da Escola SENAI Suíço-Brasileira e da JASMETRO Metrologia e Qualidade.
Mais informações: http://www.maua.br/servicos-tecnologicos/treinamentos-profissionalizantes/aplicacao-de-modos-de-falhas-e-analise-de-efeitos-fmea

Seis Sigma – Usando a estatística na eliminação de defeitos
Inscrições até: 19/05
Aulas: 6 sábados a partir de 26/05, das 13h30 às 17h30.
Aplicação de ferramentas estatísticas para a eliminação de defeitos e falhas nos processos produtivos. A obtenção do certificado Seis Sigma proporciona a mínima variabilidade do processo, redução do índice de refugo e de retrabalho além da redução dos custos da produção.
Instrutor: Duílio Humberto Pinton, engenheiro e mestre em Engenharia de Produção. Consultor nas áreas de Qualidade e Produtividade Empresarial, autor de livro e artigos. Diretor da Escola de Negócios da USCS e Professor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.
Mais informações: http://www.maua.br/servicos-tecnologicos/treinamentos-profissionalizantes/seis-sigma

Manutenção Produtiva Total (TPM) – Integrando a manutenção e a produção da fábrica
Inscrições até: 26/05
Aulas: 5 sábados a partir de 02/06, das 13h às 17h
Introdução dos conceitos de manutenção preventiva, preditiva e produtiva total em fábricas e empresas de serviços. O participante do treinamento desenvolverá uma visão proativa e preventiva mais econômica e eficaz na implantação na fábrica.
Instrutor: Osvaldo Ferreira Guedes Júnior, engenheiro mecânico, pós-Graduado em Engenharia Industrial e mestre em Administração de Empresas.
Mais informações: http://www.maua.br/servicos-tecnologicos/treinamentos-profissionalizantes/manutencao-produtiva-total-tpm

KANBAN – Melhorando o ritmo com a produção “puxada” e reduzindo estoques de materiais
Término das Inscrições: 26/05
Aulas: 4 sábados a partir de 02/06, das 13h às 17h
A estratégia da produção puxada visa a redução dos estoques, o que possibilita maior produtividade pela exposição dos problemas mediante a priorização das ações corretivas e preventivas a serem tomadas. O aluno aprenderá a priorizar as ações com as equipes envolvidas e estará apto inclusive para implantar o Sistema Kanban em fábricas e empresas com fluxo de produção contínua.
Instrutor: José Antonio Ghilardi, engenheiro mecânico e mestre. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e professor de Gestão Competitiva e Ferramentas Lean Manufacturing na Engenharia de Produção do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.
Mais informações: http://www.maua.br/servicos-tecnologicos/treinamentos-profissionalizantes/kanban

Fonte:RMA Comunicação