Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Criar para Brincar

Criar para Brincar

Publicada em : 04/05/2012

A estimativa é que os brinquedos estejam prontos para serem comercializados no início de 2013


Estudantes de Arquitetura e Design devem criar projetos recomendados para crianças de 5 a 7 anos; brinquedos deverão passar por testes do Inmetro e com a própria garotada

As inscrições para o projeto Criar para Brincar – Festival de Artesanato Lúdico, em que universitários – sozinhos ou em dupla – deverão construir brinquedos para crianças de cinco a sete anos a partir de materiais reaproveitados, foram prorrogadas para até o dia 21 de maio. As orientações para participação estão no site do Instituto Baraeté ( http://institutobaraete.org ). O Criar para Brincar tem patrocínio do Instituto Renault.

Os brinquedos deverão ser confeccionados com sobras de materiais da indústria, fornecidos pelo Baraeté para que estejam em conformidade com as exigências do Inmetro. Os materiais serão de três categorias: madeira, papel/papelão e tecido. Os universitários participantes poderão trabalhar também com cola, verniz e tinta atóxicos, barbante e linha de costura. Os kits de materiais já estão à disposição para retirada nas universidades parceiras, como o Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, para seus respectivos alunos, e na sede do Instituto Baraeté para os demais inscritos.

Cada participante ou dupla deve produzir quatro exemplares, sendo que três unidades passarão por testes de segurança no Grupo Falcão Bauer, órgão acreditado pelo Inmetro. O quarto exemplar será fotografado e utilizado no processo de avaliação final. O prazo de entrega dos brinquedos vai até 13 de agosto.

Os vencedores serão escolhidos em duas fases: na primeira, cerca de 30 crianças ligadas a Ongs passarão uma tarde utilizando os brinquedos e escolhendo seus preferidos. No segundo momento, um júri de especialistas, composto por profissionais das áreas de design, arquitetura, educação, sustentabilidade e mercado de brinquedos, escolherá os melhores entre os favoritos das crianças. O primeiro colocado receberá um prêmio de 6 mil reais – segundo e terceiro recebem 4 mil reais e 2 mil reais, respectivamente. Os vencedores ainda ganharão uma viagem para destino de ecoturismo e troféu confeccionado por artesão.

Os melhores projetos serão produzidos por ONGs que serão capacitadas para isso pela equipe do Instituto Baraeté e os alunos vencedores, sendo que as organizações interessadas também passarão por processo de seleção – para isso, elas devem se inscrever no período de 7 de maio a 4 de junho.

Projeto Criar para Brincar – Festival de Artesanato Lúdico
Idealização: Instituto Baraeté
Realização: Ministério da Cultura e Instituto Baraeté
Patrocínio: Instituto Renault
Apoio: Suzano, Kalimo, Neobambu, Tuv Rheiland, Grupo Falcão Bauer, Ornare e Contrucci & Restiffe





 

Fonte:Comunicare