Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Semana do Empreendedorismo Cri...

Semana do Empreendedorismo Criativo

Publicada em : 18/04/2012

Conferencista internacional fará palestra sobre startups


Reunir grandes nomes a fim de debater a criatividade como fio condutor para resolver questões no ambiente corporativo e promover a transmissão de conhecimento é uma das propostas da Semana do Empreendedorismo Criativo. O evento, que acontecerá na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em parceria com a ClearSale, de 23 a 26 de abril, abordará modelos de gestão de negócios baseados na valorização das pessoas e nas suas habilidades no espaço de trabalho. Divididos em rodas empreendedoras, atividades e palestras, os encontros contarão com nomes como o jornalista, palestrante internacional e autor Saul Singer, que abordará o tema start up na abertura oficial do evento.

Aberta ao público e com entrada franca todos os dias, a Semana do Empreendedorismo Criativo contará, no primeiro dia, com as rodas empreendedoras - discussões a respeito de um tema central e atividades dinâmicas com duração aproximada de 1h e 30 participantes -, que terão como temas: Empreendedorismo Universitário, Empreendedorismo para a Vida, Startups e Empreendedorismo Executivo. Todas contarão com a participação de convidados especiais como: Edivan Costa, fundador da Sedi; Edson Mackeenzy, cofundador da Videolog; Valter Pieracciani, consultor de gestão da Inovação; e Paulo Lalli, ex-diretor de marketing da Havaianas, entre outros.

Nos dias seguintes ao evento, sempre com atividades das 18h às 20h, os participantes terão em sua agenda uma palestra com Ademar Bueno (Coordenador do Centro de Cooperação da FGV), e Pedro Chiamulera, CEO da ClearSale, que vão abordar formas para que se crie uma cultura de inovação nas companhias. Na programação de palestras, André Palhano (jornalista e coordenador da Virada Sustentável), Jiddu Pinheiro (ator e cofundador do centro cultural O Barco), e Léo Brant, pesquisador cultural e empreendedor criativo, discutirão formas para que a cultura seja inserida no dia a dia das empresas. Para fechar o circuito, no dia 26, a palestra de Hamilton Santos (diretor do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas do Grupo Abril), e Clovis Bojikian (Conselheiro da Fundação SEMCO). Eles vão abordar questões como: diferenças individuais, transformação do trabalho em um local agradável e prazeroso, produtividade e o desafio de lidar com pessoas.

Para marcar a ocasião, a ClearSale, companhia comandada por Pedro Chiamulera e Bernardo Lustosa, lançará o livro A ClearSale tem um segredo. As pessoas, que conta a trajetória de sucesso da empresa em solo brasileiro.

As inscrições para participar da Semana do Empreendedorismo Criativo deverão ser feitas pelo site www.empreendedorismocriativo.com.br.

Programação

Segunda-feira, 23 de abril, das 9h às 11h30
Empreendedorismo Universitário
A Roda Empreendedora Universitária concretizará uma troca enriquecedora de experiências voltada a estudantes que, imersos no campo teórico, planejam mergulhar nas questões práticas e explorar o mundo do empreendedorismo.

Participantes especiais
Prof. Hashimoto
Wagner Marcelo
Wilton Pinheiro
Local: Teatro Eva Herz

Segunda-feira, 23 de abril, das 13h às 15h30
Empreendedorismo StartUPs
A Roda Empreendedora StartUPs será um intercâmbio de ideias entre pessoas que buscam concretizar sonhos empreendedores com garra e coragem, ainda que com escassez de recursos e processos. A Roda incitará a aprendizagem mútua junto a empreendedores que ganharam estrada e obtiveram sucesso.

Participantes especiais
Daniel Wjuniski
Diego Reeberg
Edson Mackeenzy
Local: Teatro Eva Herz

Segunda-feira, 23 de abril, das 15h às 17h30
Empreendedorismo para a Vida
A característica comum a todo empreendedor de sucesso é o domínio em empreender a própria vida, governando escolhas e administrando paixões. A Roda para a Vida possibilitará debates sobre os conflitos que habitam as decisões que englobam a vida em seu sentido mais amplo.

Participantes especiais

Edivan Costa
Wilson Poit
Local: Teatro Eva Herz

Segunda-feira, 23 de abril, das 17h às 19h30
Empreendedorismo Executivo
A Roda Empreendedora Executiva é voltada a quem busca fazer a diferença e acredita que grandes transformações são exequíveis a partir de iniciativas simples. Será um compartilhamento de experiências junto a empresários que valorizaram o próprio time e canalizaram a energia executora para revolucionar a empresa como um todo.

Participantes especiais
Paulo Lalli
Valter Pieracciani
Local: Teatro Eva Herz

Segunda-feira, 23 de abril, às 20h
Palestra de Abertura
Na palestra de abertura, contaremos com a ilustre presença do conferencista internacional Saul Singer, coautor do livro Start-Up Nation: A História do Milagre Econômico de Israel, que alcançou o topo na lista dos best-sellers do The New York Times.

Saul Singer é reconhecido pela participação em renomadas empresas – como Johnson & Johnson, IBM e Microsoft -, pelo envolvimento político em Congressos dos EUA e pela visão humanitária atuante em ONGs do Nepal e Haiti.

Um dos maiores empreendedores do cenário mundial, Saul é atração imperdível a todos que pretendem se engajar no mundo do empreendedorismo.

Local: Teatro Eva Herz

Terça-feira, 24 de abril, às 19h30
Palestra Interativa sobre Inovação
A palestra interativa com enfoque em inovação irá abordar dilemas que habitam as mentes inovadoras:
Como evitar o impasse de gerar uma ideia e não executá-la?
Como manter o foco sabendo lidar com os imprevistos da estrada empreendedora?
O que traz mais resultados: assumir ações de risco ou manter a estabilidade?

Palestrantes
Ademar Bueno
Pedro Chiamulera
Local: Cine Livraria Cultura (sala 2)

Quarta-feira, 25de abril, às 19h30
Palestra interativa sobre Empreendedorismo e Cultura
A palestra com enfoque em Cultura vai levantar questões referentes à valorização cultural no ambiente corporativo, como:
Como construir a cultura corporativa respeitando a diversidade e mantendo o foco no core business?
De que maneira é possível sensibilizar por meio da cultura?
Como estimular respostas nas pessoas de dentro para fora?

Palestrantes
André Palhano
Jiddu Pinheiro
Leonardo Brant
Local: Cine Livraria Cultura (sala 2)

Quinta-feira, 26 de abril, às 19h30
Palestra interativa sobre Gestão de Pessoas
A palestra interativa com enfoque em Gestão de Pessoas deve discutir maneiras de implantar a gestão criativa nas empresas, elucidando situações do gênero:
Como lidar com a necessidade de padronização respeitando o espaço da singularidade e diferenças individuais?
É possível ter prazer no trabalho sem perder a produtividade?
Como permitir a coexistência do lado pessoal e profissional na rotina de trabalho?

Palestrantes
Clovis Bojikian
Hamilton dos Santos
Local: Cine Livraria Cultura (sala 2)


Serviço – Semana do Empreendedorismo Criativo
Data e Hora:
Segunda-feira, 23 das 9h às 21h
Terça-feira, 24 das 18h às 21h
Quarta-feira, 25 das 18h às 21h
Quinta-feira, 26 das 18h às 21h
Loja: Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
Inscrições pelo site: www.empreendedorismocriativo.com.br
*Evento Gratuito – Vagas limitadas

Fonte:Carla Stellato