Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ O português reprova

O português reprova

Publicada em : 17/04/2012

Ao menos 40% dos estudantes são reprovados em seleções por apresentarem resultados deficitários em testes ortográficos


Gestores das mais diversas áreas têm um consenso: falar um segundo idioma pode ser o diferencial para candidatos a vagas de estágio ou emprego. É cada vez mais corriqueiro jovens iniciando esses cursos visando o futuro profissional. No entanto, ter intimidade com a primeira língua – o português, é indispensável no caminho rumo ao mercado de trabalho. Com um detalhe: se a pessoa não dominar a língua portuguesa, já será eliminada de primeira. Uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube, com 6716 estudantes, mostra uma realidade preocupante.

Lidar com a falta de mão-de-obra qualificada vem sendo o desafio das empresas, independente do porte. Já para os estudantes, o foco é conseguir apresentar conhecimento e boa desenvoltura em entrevistas. Mas os resultados não tem correspondido ao esperado pelo mercado. Na área de Jornalismo, por exemplo, cerca de 49,45% dos jovens cometem erros acima do limite aceitável em testes ortográficos. Alunos de Pedagogia chegam à 50% e de Matemática a até 66,66%. Nos seguimentos das Artes e Design, o índice alcança 70,59%. No caminho contrário, mas bem sucedido, 74,48% dos estudantes de Engenharias e 82,75% de Direito têm êxito.

“Com o advento do Intercâmbio e a consequente busca por aprendizado no exterior, além da escrita tipicamente sintetizada e informal da Internet, o jovem ganha obstáculos no aprimoramento da língua nacional”, observa a supervisora da área de seleção do Nube, Aline Barroso. Porém, não é difícil andar nos trilhos rumo à conquista da vaga ideal. “Com uma pequena dose de leitura diária e cursos rápidos e muitas vezes gratuitos de atualização do Português, o estudante se mantém apto a falar em público e expressar bem suas ideias”, garante Aline.

Abaixo, informações separadas por nível de ensino e áreas, sobre aprovados e reprovados nos testes ortográficos realizados pelo Nube.

Superior/Tecnólogo
Aprovados 60,22%
Reprovados 39,78%

Médio/Técnico
Aprovados 63,27%
Reprovados 36,73%

Reprovação por área
Comunicação e Informação 43,67
Artes e Design 42,35
Administração e Negócios 42,35
Ciências Exatas e Informática 39,53
Saúde 38,49
Engenharia  25,52
Meio Ambiente e Ciências Agrárias 20,38
Ciências Humanas e Sociais 17,07

Fonte:Imprensa Nube