Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ História indígena na sala de a...

História indígena na sala de aula

Publicada em : 10/04/2012

Lei 11645/08 torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena


A memória das populações indígenas no Brasil e a historiografia a elas dedicadas tem sido marcada por uma série de imagens e estereótipos construídos, segundo a lógica excludente do olhar europeu dos séculos XVI e XVII. Desde essa lógica as sociedades indígenas do Brasil foram vistas no século XVI como carentes dos sinônimos da civilização: a Fé, o Rei e a Lei. Na colônia, e nos séculos XIX e XX foram acrescentados elementos à barbárie dos índios que lhes deixava como única alternativa a integração na sociedade “civilizada”. Dessa forma o universo indígena ficou idealizado por uma série de representações que lhes negam o direito a ter sua diferença respeitada, não reconhecendo seu direito à memória de seu passado e à construção de uma agenda de futuro própria.

São objetivos do curso oferecido pela PUC-SP, por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), dar ferramentas aos participantes para a implementação nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, público e privados, da Lei 11645/08 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, proporcionar elementos para discutir a forma marginal e excludente como foram vistas as populações indígenas em relação à história do Brasil e despertar o interesse dos participantes como cidadãos e profissionais para atual situação dos povos indígenas na construção do seu projeto de direito à igualdade, e direito à diferença.

Dirigido a professores de ensino fundamental e médio da rede pública e privada, professores universitários de História e Cultura Brasileira, jornalistas, estudantes universitários de História, Pedagogia, Geografia, Ciências Sociais, Letras, Artes Visuais, Serviço Social e demais interessados no conhecimento e estudo da temática indígena, o curso tem início em 14 de Abril e aulas sempre aos sábados, das 8 às 12 horas, na Unidade COGEAE Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Fonte:Priscila Lacerda