Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Teatro nas Universidades inici...

Teatro nas Universidades inicia as atividades de 2012

Publicada em : 09/04/2012

O TU tem como objetivo principal levar o teatro gratuitamente às Universidades numa tentativa de apresentar e criar um vínculo da arte com o jovem


O Teatro nas Universidades (TU), idealizado pelo casal de atores Paulo Goulart e Nicette Bruno, entra 2012 com duas grandes apresentações: “A Aurora da Minha Vida” de Naum Alves de Souza e “Quarto 77” de Leonardo Alckmin! 

Nesse primeiro semestre as apresentações serão as segundas e terças, as 19h30, com uma sessão extra na quinta-feira, dia 24 de maio, em Osasco. Serão 6 encenações de cada peça (veja abaixo), contemplando num total de 12 faculdades nos meses de abril e maio. 

A Aurora da Minha Vida
A história que se passa dentro de uma sala de aula em uma escola dos anos 70, é baseada na própria experiência do autor como aluno e professor. Dividida em vários quadros, a peça mostra as relações e conflitos entre alunos e professores e o sistema escolar repressor e antidemocrático de uma maneira leve e divertida. Tudo vem à tona nos personagens denominados por suas características ou funções: diretor, padre, professor e os alunos Quieto, Gorda, Adiantado, Gêmeas, Órfão, Puxa-Saco e Bobo, num tempo de grandes revoluções, de desejo de liberdade e de muita palmatória para o “próprio bem”. É um clássico do ontem, do hoje e do amanhã. Uma obra sobre a crueldade das relações, mas envolvida numa capa de poesia criada pelo humor muito singular de Naum e, sobretudo, pelo ângulo saudoso através do qual ele enfoca o seu – o nosso- passado. 

9/abr FAMOSP - FACULDADE MOZARTEUM DE SÃO PAULO Rua Nova dos Portugueses, 365 - Santa Terezinha A Aurora da Minha Vida
10/abr UNIESP - DIADEMA / TEATRO CLARA NUNES Rua Graciosa, 300 - Centro - Diadema-SP A Aurora da Minha Vida
23/abr FACULDADE CASPER LIBERO Avenida Paulista - 900 - Bela Vista A Aurora da Minha Vida
24/abr UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - SBC/SP A Aurora da Minha Vida
7/mai FACULDADE SUMARÉ - IMIRIM Avenida Imirim, 1424 - Imirim A Aurora da Minha Vida
8/mai FACULDADE PAULISTA DE ARTES Rua dos Ingleses, 209 - Bela Vista A Aurora da Minha Vida

Quarto 77
Quarto 77 conta a história de um Homem que se isola em um quarto, sendo surpreendido por uma Mulher que aparece para dividir com ele o aposento. Flertando com o surreal, esta situação se desenrola de maneira surpreendente e tem um desfecho totalmente inesperado.
Para explicar o gênero deste texto o termo mais correto é realismo fantástico. Nesta história tudo pode ou não ser real. As personagens podem ou não existir. E será que elas realmente estão ali, naquele Quarto 77? O diretor Roberto Lage optou por montar o texto exatamente como ele é, sem dar explicações, sem se colocar de nenhum lado, nem mesmo defender alguma possibilidade.
A relação desse casal traz surpresas durante toda a peça. A precariedade do quarto e a mente atormentada do Homem se complementam, dando ainda mais ar de mistério à sua história ou à sua culpa - não revelada. Amor, tormento e violência pontuam as cenas e podem assustar os mais desavisados. 

14/mai UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI Rua Dr. Almeida Lima, 993 - Mooca Quarto 77
15/mai UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU Rua Taquari, 546 - Mooca Quarto 77
21/mai FAINC- FACULDADES INTEGRADAS CORAÇÃO DE JESUS Rua Siqueira Campos, 483 - Santo André Quarto 77
22/mai CIEE - CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA Rua Tabapuã, 445 - Itaim Bibi Quarto 77
24/mai UNIDADE LEONARDO DA VINCI - OSASCO / SESI OSASCO (JD PIRATININGA) Av. Getulio Vargas, 401 - Jd. Piratininga Quarto 77
28/mai UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL Av. Dr. Ussiel Cirilo, 225 - São Miguel Quarto 77

Fonte:Mônica Simões Comunicação