Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Curso sobre redes sociais

Curso sobre redes sociais

Publicada em : 21/03/2012

O curso tem início em 11 de Abril e aulas sempre as quartas-feiras

O curso oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), abordará a dinâmica de atuação em redes sociais mediadas tecnologicamente, problematizando os respectivos impactos culturais na comunicação interpessoal. A proposta central é refletir e compreender o processo de glocalização da existência – um processo nem local, nem global, mas híbrido – e seus reflexos na sociabilidade cotidiana, na construção de uma imagem pública e visível de si em perfis públicos disponíveis na web. Entre outros aspectos, o curso tratará da visibilidade e da invisibilidade (anonimato, falsos perfis) no ciberespaço e das modalidades de comunicação utilizadas nas redes sociais em busca de espaço e poder, que subvertem os paradigmas comunicacionais vigentes e determinam novas valorações para os conceitos de verdadeiro e falso.

As aulas abordarão a cibercultura, compreendida como categoria de época, caracterizadora da fase atual do capitalismo tecnológico e considerada em seus elementos fundantes, e consequências para a comunicação social em redes. O conteúdo do curso promoverá igualmente discussões sobre os usos e apropriações das redes sociais na comunicação, as transformações da relação público/privado e as estratégias de visibilidade e anonimato. O programa, que não tem caráter exclusivamente prático nem provê formação em técnicas de comunicação, buscará compreender a comunicação de forma crítica, incentivando a reflexão sobre o vínculo entre as diversas práticas "glocais", bem como a produção de análises sobre a difusão das redes sociais no ciberespaço.

São objetivos do curso: refletir sobre a comunicação em redes sociais, suas funções e modelos, bem como sobre seus reflexos na sociabilidade, na reprodução/reescalonamento da agenda midiática e na construção de uma imagem pública e visível de si em perfis disponíveis na web.

Dirigido a professores, pesquisadores, profissionais e universitários das áreas de Comunicação, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Administração e Marketing, História, Psicologia, além de especialistas em tecnologia e redes sociais, o curso tem início em 11 de Abril e aulas sempre as quartas-feiras, das 19h30 às 22h30, na Unidade COGEAE Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Fonte:Priscila Lacerda