Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ “O Sopro da Vida”

“O Sopro da Vida”

Publicada em : 21/03/2012

A fundação CEU é um complexo com planetário, observatório, auditório e sítio paleontológico, que também tem atividades de biologia e meio ambiente



O período das atividades escolares já começou, porém nada melhor que estudar e aprender as matérias básicas de uma maneira bem diferente e divertida, que vai além da sala de aula. Pensando na qualidade do ensino e no aprendizado, o Centro de Estudos do Universo (CEU) preparou uma novidade chamada “O Sopro da Vida”. “Nossa meta é demonstrar aos alunos a unidade básica da vida que é a célula, fazendo uma inesquecível viagem ao interior de uma célula animal.”, explica o Coordenador Pedagógico do CEU Denis Peixoto.

Através desta sessão, os alunos descobrem como a vida surgiu em nosso planeta, segundo as teorias científicas. “Eles aprendem o que é uma célula e quais suas organelas e suas principais funções, além de conhecer alguns seres unicelulares, multicelulares e até mesmo os vírus.”, afirma Peixoto.

Localizado na cidade de Brotas, interior de São Paulo, o CEU é um complexo com planetário, observatório, auditório para apresentações computadorizadas, sítio paleontológico estilizado no formato de uma caverna subterrânea, com diversas atividades relacionadas à ciência e astronomia. Além dessas atividades, para inovar o conteúdo foi incluído biologia e meio ambiente em um novo projeto. “Estamos já construindo um novo espaço para a elaboração de diversas atividades didáticas envolvendo esse conteúdo.”, destaca o coordenador da Fundação CEU.

Bem equipado e com tecnologia de ponta, o Centro de Estudo do Universo apresenta sessões multimídia, realizadas com recursos de computação gráfica e por professores qualificados, permitindo interação entre o conteúdo e os alunos de acordo com a faixa etária. As sessões de planetário digital (cine dome) utilizam projeção em domo de 360°, o que torna possível a exploração de conceitos em todas as áreas do conhecimento. Já as oficinas didáticas são realizadas em locais propícios para a fixação do conteúdo aprendido em sala de aula, de maneira vivencial e prática. Tem também as sessões de observação do céu com telescópios controlados eletronicamente. “Todo o material audiovisual foi desenvolvido pela Fundação CEU, sendo único e exclusivo. As propostas de atividades abordam a grade curricular de Ciências do Ensino Fundamental a partir de 4º ano, e Biologia no Ensino Médio.”, finaliza Peixoto.

Os estudantes que querem participar das atividades do CEU, mas não moram na região de Brotas, podem se hospedar na Fazenda Estância Peraltas, que promove viagens pedagógicas para crianças e adolescentes durante o ano todo através das escolas. Para conhecer mais acesse www.fundacaoceu.org.br ou www.peraltas.com.br.

Fonte:es.ti.lo press