Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Jornada Luso-Brasileira de Lit...

Jornada Luso-Brasileira de Literatura

Publicada em : 19/03/2012

Na oportunidade, haverá oficinas gratuitas e debates sobre o tema, além do lançamento do Catálogo de Literatura Portuguesa

Em comemoração ao ano de Portugal no Brasil e com o objetivo de apresentar aos professores publicações preparadas para embasar o trabalho sobre o tema da lusofonia em sala de aula, a Editora Peirópolis realiza, no dia 27 de março, das 10h às 18h, na Casa das Rosas, a Jornada Luso-Brasileira de Literatura. Durante o evento, que contará com oficinas gratuitas e debates sobre o tema, haverá o lançamento do Catálogo de Literatura Portuguesa. Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever pelo telefone (11) 3285-6986.

Dentre os escritores confirmados estão: José Santos e Selma Maria - a dupla fez uma viagem de intercâmbio para Portugal recentemente; Maurício Soares Filho, professor de literatura e consultor da linha editorial Clássicos em HQ da Editora Peirópolis; e Laudo Ferreira, quadrinista responsável pela transposição da obra de Gil Vicente para a HQ.

Para Renata Borges, editora da Peirópolis – que conta com uma linha editorial dedicada à literatura portuguesa –, a Jornada é uma forma de fortalecer as pontes lusófonas e divulgar a cultura portuguesa no Brasil. “Preparamos este evento e o lançamento do Catálogo de Literatura Portuguesa para apresentar aos professores a história da formação da língua portuguesa, desde as cantigas no galego-português até Gil Vicente, com pontes para autores mais importantes da contemporaneidade. O catálogo da Peirópolis faz esse caminho pela poesia, pela prosa e até pelos quadrinhos”, explica.

A produção do catálogo comemorativo ficou a cargo da especialista em literaturas lusófonas, Susana Ventura, responsável também pela curadoria da Jornada. “A linha editorial do catálogo foi construída ao longo dos anos com o apoio de diferentes especialistas e escritores, como Bartolomeu Campos de Queirós, Nelly Novaes Coelho e Denyse Cantuária”, destaca Susana.

Susana Ventura também lançara no evento seu livro Convite à navegação – uma conversa sobre literatura portuguesa com a presença da Profª. Drª. Beatriz Weigert, das universidades de Évora e de Lisboa.

Confira a programação abaixo:
10h30 - Oficina de rimas para educadores com temas lusófonos ministrada pelo escritor José Santos.
11h30 - Oficina de brinquedos e brincadeiras do além-mar com a arte-educadora Selma Maria.
15h - Leitura dramática, por Maurício Soares Filho, de um trecho da obra Auto da barca do inferno de Gil Vicente, representada pela primeira vez em 1517.
16h30 - Debate sobre Gil Vicente em Auto da barca do inferno com Susana Ventura, Laudo Ferreira e Maurício Soares Filho.
18h - Lançamento do catálogo de Literatura Portuguesa da Editora Peirópolis e do livro Convite à navegação, de Susana Ventura, com apresentação da Profª. Drª. Beatriz Weigert (Universidade de Évora e CLEPUL - Universidade de Lisboa). Na ocasião será servido um Porto de Honra.

JORNADA LUSO-BRASILEIRA DE LITERATURA - EVENTO GRATUITO
Local: Casa das Rosas
Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista
Telefone: (11) 3285.6986 / 3288.9447
Site: http://www.casadasrosas-sp.org.br/

Obs. No caso das oficinas, haverá necessidade de pré-inscrição pelo telefone (11) 3285-6986 – atendimento, terça à sexta das 10h às 22h e sábado das 10h às 18h.

Fonte:COMMUNICA BRASIL