Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Regras de aprendizagem e estág...

Regras de aprendizagem e estágio nas empresas

Publicada em : 13/03/2012

Devido a alterações significativas nas leis trabalhistas, profissionais da área de recursos humanos e departamento pessoal ainda têm inúmeras dúvidas quanto à admissão de aprendizes e estagiários nas empresas.

Com o objetivo de discutir as regras e os principais questionamentos sobre esses dois temas, a CPA, empresa de consultoria de informações empresariais de Sorocaba, transmitirá ao vivo e gratuitamente, no próximo dia 21 de março, às 8h30, pelo site www.netcpa.com.br, a palestra “Aprendizagem e Estágio – Considerações Gerais”, com apresentação da consultora da área Trabalhista e Previdenciária da CPA, Érica Kazumi Nakamura.

Desde 2000, a obrigatoriedade - até então restrita às indústrias – da admissão de aprendizes, no percentual mínimo de 5% e máximo de 15% dos quadros de funcionários, foi estendida igualmente para o comércio e prestadores de serviços. A partir disso, o Ministério do Trabalho intensificou a fiscalização para o cumprimento da nova determinação em todas as empresas. “Por esse motivo, o tema tem gerado muitas dúvidas, principalmente, em função das características especiais do contrato de aprendizagem, o qual também será detalhado durante a palestra”, destaca a consultora especializada da CPA.

Por sua vez, após as alterações da Lei 11.788/2008, o estágio também tem sido pauta de constantes discussões. As novas regras ampliaram os direitos dos estagiários e as obrigações das empresas. “Os inúmeros questionamentos que surgiram com a nova legislação não foram solucionados até hoje. No decorrer da apresentação, iremos discutir os pontos mais polêmicos”, diz a consultora.

As inscrições para a palestra virtual "Aprendizagem e Estágio – Considerações Gerais" são gratuitas, bastando entrar em contato pelo telefone: (15) 3219-4822 ou pelo e-mail: contato@netcpa.com.br para efetuar a reserva antecipada e obter uma senha de acesso à apresentação. No dia da palestra, é preciso acessar o site www.netcpa.com.br, entrar na área exclusiva para assinantes, utilizando a senha fornecida, clicar no ícone do evento e acompanhá-lo, ao vivo, sendo possível ainda o envio de perguntas à apresentadora, que responderá também em tempo real.

Fonte:Q! Notícia Comunicação