Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Portas Abertas

Portas Abertas

Publicada em : 24/02/2012

Programação gratuita oferecida em todas as unidades da escola promove o descobrimento da língua e cultura francesas

A segunda edição do programa “Portas Abertas”, idealizado pela Aliança Francesa São Paulo para promover e incentivar o estudo da língua francesa, será realizado entre os dias 05 e 10 de março em todas as unidades da instituição em São Paulo.

A programação gratuita ocupa as sete unidades da escola na cidade de São Paulo e oferece diferentes aulas demonstrativas, mostrando as mais diversas maneiras de aprender a falar francês. As aulas consistem em apresentações dos cursos livres que fazem parte da programação anual da Aliança Francesa, para quem já é aluno ou mesmo para que potenciais alunos conheçam outras maneiras de aprender a língua. Após, essa amostra, aqueles que se interessarem, podem se inscrever nos cursos livres que começam a partir de março nas unidades de São Paulo.

A metodologia utilizada em todas as aulas do centro educacional tem perspectiva acional, que coloca o aluno para agir e interagir em línguas estrangeiras, realizando tarefas relacionadas à vida cotidiana. As aulas demonstrativas utilizam quadro eletrônico interativo, documentos audiovisuais e internet. O programa é distribuído em diferentes horários e nem todas as aulas possuem pré-requisitos para participação, pois muitas delas serão realizadas em português. A capacidade de cada aula varia entre 12 e 15 alunos.

Um exemplo é a aula demonstrativa do curso “Preparação à viagem”, um ateliê preparativo para viajar à França e para se comunicar em francês. Com ela, será possível trabalhar a expressão oral. Já a aula demonstrativa do curso “Francês prático: Não perca a Copa!”, é dedicada a iniciantes e ajuda a adquirir aprendizado elementar do francês falado de maneira a facilitar a comunicação com o público durante o Mundial de Futebol de 2014.

Para alunos com nível intermediário, a aula “La chanson en langue française”, retrata o cenário musical francês, marcado por grandes compositores e intérpretes. A aula demonstrativa equivale a apenas um ateliê do curso, que possui cinco no total. A cada aula o professor trabalha com alguns compositores, tais como: Les Plasticines, Mika, Camille, e também com os clássicos, trilhas sonoras de filmes, entre outros.

As aulas do programa Portas Abertas, tem duração de uma hora apenas nos dias e horários propostos pelo programa. Para os participantes da programação, a Aliança Francesa irá sortear duas bolsas de estudo para cursos regulares. Já para cursos os livres, o sorteio será de uma aula/ ateliê durante o semestre.

A Superintendente Pedagógica da Aliança Francesa, Tânia Soares, considera que o objetivo de realizar o Portas Abertas é promover e difundir a língua francesa e a diversidade de suas culturas: “queremos que os alunos conheçam a excelência do nosso ensino, além de conhecer a inovação pedagógica e tecnológica associada ao ensino da língua francesa”. “Promovemos e apoiamos manifestações que favoreçam a difusão cultural”, completa.

Confira abaixo informações sobre as aulas e, para ter acesso à grade completa do programa, acesse o site: www.aliancafrancesa.com.br/portasabertas2012

Aula demonstrativa para iniciantes “Leçon Zéro”
Nível de língua: Iniciante
Duração: 01 hora
Apresentação: O que eu consigo aprender a dizer em francês em uma hora? Nessa aula, os professores da Aliança Francesa ajudam na descoberta.

Aula demonstrativa do curso “Rumo à Universidade”
Nível de língua: nível B1 - intermediário avançado
Duração: 01 hora
Apresentação: Curso de francês feito sob medida para quem prepara sua viagem de estudos à França e precisa conhecer o discurso universitário oral e escrito. Nessa aula demonstrativa, o aluno terá orientações e dicas culturais para sua inserção na França e no meio universitário francês.

Aula demonstrativa do curso “Francês Idiomático”
Nível de língua: nível A2 - início do curso intermediário
Duração: 01 hora
Apresentação: Gírias, expressões idiomáticas e francês coloquial. Essa aula dá oportunidade de conhecer melhor essas facetas do idioma numa aula demonstrativa descontraída, com músicas e cenas de filmes franceses.

Aula demonstrativa do curso “Castelo do Loire”
Nível de língua: sem pré-requisitos – o atelier será realizado em português.
Duração: 01 hora
Apresentação: Classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO, o Rio Loire e seus famosos castelos renascentistas convidam a uma exploração única. Chambord, Chenonceau, Azay-le-Rideau. O aluno poderá descobrir, nesta aula demonstrativa, alguns segredos da rota de sonhos dos castelos do Vale do Loire.

Aula demonstrativa do curso “Preparação à viagem”
Nível de língua: sem pré-requisitos – o atelier será realizado em português.
Duração: 01 hora
Apresentação: Aula dedicada a quem se prepara para viajar a França e para se comunicar em francês. Uma aula demonstrativa do curso prático especialmente concebido para aqueles que possuem poucos conhecimentos no idioma e deseja trabalhar a expressão oral para viajar.

Apresentação “Os diplomas oficiais franceses”
Nível de língua: sem pré-requisitos – a apresentação será realizada em português.
Duração: 01 hora
Apresentação: A Aliança Francesa aplica, com exclusividade, vários diplomas oficiais do Ministério francês da Educação Nacional e da Câmara de Comércio e da Indústria de Paris (CCIP) que lhe permitem certificar o seu nível em francês. DELF, DALF, Proficiência, TCF-Tout public, TCF-Québec, TCF acesso à naturalização, TEF, Diplomas de francês profissional. Nessa aula o aluno pode descobrir qual o diploma ou certificado é o mais indicado para os seus projetos e objetivos.

Aula demonstrativa do curso “Francês: uma língua de encontros”
Nível de língua: Iniciante (A1)
Duração: 01 hora
Apresentação: Aula com enfoque plurilíngue em que o aluno aprende o francês com ajuda de outras línguas vizinhas como o espanhol, o italiano e o próprio português. Em uma aula descontraída o aluno é convidado a brincar com as semelhanças entre as línguas e conhecer uma maneira diferente de aprender.

Aula demonstrativa do curso “Francês prático: não perca a Copa!”
Nível de língua: Iniciante (A1)
Duração: 01 hora
Apresentação: Com a abertura do Mundial de Futebol em São Paulo, a cidade vai receber muito mais estrangeiros do que atualmente. É essencial, então, que os profissionais se preparem para acolher todos esses visitantes. A Aliança Francesa de São Paulo ajuda a adquirir um aprendizado elementar do francês falado de maneira a facilitar a sua comunicação com o público de língua francesa durante o evento.

Aula demonstrativa do curso “La Chanson em Langue Française”
Nível de língua: A partir do nível A2 (início intermediário)
Duração: 01 hora
Apresentação: Nessa aula os professores convidam alunos a descobrirem momentos da música em língua francesa em que o cenário musical é marcado por grandes compositores e intérpretes. O curso será oferecido apenas no segundo semestre e será dividido em cinco ateliês (uma hora cada um). Eles apresentarão temáticas variadas trazendo os mais importantes artistas de ontem e de hoje.

Fonte:Agência Lema