Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Aberta a temporada de estágios

Aberta a temporada de estágios

Publicada em : 14/02/2012

Para quem está em busca de uma oportunidade do mercado, esse é o momento ideal para o investimento

É tempo de investir. Mês de fevereiro, início das aulas para muitos estudantes e período da 1ª Temporada de Estágios. Só no Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, a previsão é de 30 mil vagas de estágio para 2012, sendo 24 mil para superior e superior tecnólogo e 6 mil para médio e técnico. “Quem se adiantou, já está estagiando”, afirma Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube.

Em comparação ao ano de 2011, houve um crescimento de 20% nas contratações. Esse aumento ocorre pelo fato de muitos jovens se formarem no final do ano ou serem rescindidos, elevando ainda mais esse número nos três primeiros meses do ano. “O ideal é saber aproveitar a chance para conquistar uma colocação profissional. Os candidatos mais bem preparados conseguem se inserir no mercado de trabalho”, afirma Seme Arone Junior, presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios.

Para ingressar na carreira desejada ainda esse ano, os jovens não podem perder tempo. São desejáveis conhecimentos em informática, domínio da língua portuguesa, cursar um segundo idioma e vontade de aprender como diferenciais para conseguir uma vaga de estágio. Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 18 milhões de jovens entre 15 e 24 anos estão fora da escola e 1,8 milhão de jovens brasileiros não cursam o ensino médio. Esse número representa 17,9% do total de talentos no país.

Além disso, as empresas buscam pessoas qualificadas. Cursos extracurriculares são grandes aliados para turbinar o currículo: "independente da área de atuação almejada, deve-se buscar informações constantemente para maximizar suas possibilidades de ser aprovado em um processo seletivo”, explica Mencaci.

Interessados em estagiar podem acessar o site da Abres, onde terão acesso aos agentes de integração de várias partes do país. “Basta se cadastrar, gratuitamente, nas empresas da sua região para concorrer às oportunidades”, explica Arone.

Para quem deseja se aprimorar participando de treinamentos sobre mercado de trabalho e apresentações em processos seletivos, Yolanda Brandão, coordenadora de treinamentos externos do Nube indica as palestras: “Uma vez ao mês ministramos aulas gratuitas com temas variados, em parceria com o Cedep - Centro de Desenvolvimento Profissional. Há muitas dicas para os estudantes, além de darmos estratégias para se comunicar com diferentes públicos”, assegura.

Para quem não conseguiu um estágio até o momento, Mencaci incentiva: “Ainda dá tempo, pois a economia está a favor, com as empresas abrindo muitos postos”, conclui.

Inscrições gratuitas: www.nube.com.br

Fonte:Nube