Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Os 10 erros mais comuns na edu...

Os 10 erros mais comuns na educação de crianças

Publicada em : 10/02/2012

Autores revelam os resultados das pesquisas mais recentes sobre crianças e adolescentes

E se alguém dissesse que mentir pode ser uma característica positiva da infância? Ou que discutir na frente dos filhos pode ser útil em sua formação e que elogiar uma criança pode levá-la ao fracasso?

Os jornalistas americanos Po Bronson e Ashley Merryman vasculharam as mais recentes pesquisas no campo do desenvolvimento infantil para escrever “Os 10 erros mais comuns na educação de crianças – por que tudo o que acreditávamos está errado”, que chega ao Brasil em março, editado pela Lua de Papel.

Usando uma pioneira combinação de psicologia comportamental e neurociência, os premiados jornalistas produziram uma inovadora leitura que irá mudar a maneira como os pais interagem com seus filhos de forma definitiva, demonstrando que, por anos, as melhores intenções estavam baseadas em grandes equívocos. O livro explora insights lógicos e provocativos que terão grande relevância para pais e filhos. O resultado surpreende por revisitar alguns conceitos amplamente disseminados entre pais e educadores, como por exemplo, a importância do elogio, a função da mentira e a necessidade de sono.

Sempre ansiosos por acertar e fazer o melhor trabalho possível, pais muitas vezes adotam rapidamente comportamentos anunciados como os melhores para educação de seus filhos. Não raro, educadores incorrem no mesmo erro, igualmente bem intencionados. Assim, o resultado de pesquisas e testes acaba adotado como verdade sem que haja tempo suficiente para que se percebam nuances e mesmo falhas.

Os casos apresentados no livro fazem parte da preocupação de todos os pais e mães, como por exemplo, os autores demonstram como o uso de CDs e vídeos educativos não produzem grande desenvolvimento de linguagem e vocabulário; e que crianças com pais liberais costumam ser tão agressivas na escola quanto as que possuem pais distantes. A obra trata também de temas como convívio social, como lidar com diferenças, brigas entre irmãos, desobediência, competição infantil, a influência do sono e muito mais.

“Os 10 erros mais comuns na educação de crianças – por que tudo o que acreditávamos está errado” é um livro inovador, desafiante, que questiona valores que com o passar do tempo, tornaram-se senso comum e por isso, vêm sendo repetidos sem o devido questionamento.




Título: Os 10 erros mais comuns na educação de crianças – por que tudo o que acreditávamos está errado
Autor: Po Bronson e Ashley Merryman
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 230
Preço: 29,90

Fonte:Andrea Jocys / Regina Buffolo