Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Português para estrangeiros

Português para estrangeiros

Publicada em : 24/01/2012

As Olimpíadas e a Copa do Mundo no Brasil têm colocado nossa língua em evidência, e o número de turistas no país deverá duplicar até 2020, de acordo com projeções do governo

A Editora Positivo acaba de lançar a coleção Viva!, que visa o ensino de português para estrangeiros em um momento em que o número de visitantes no País bate recordes (ver boxe). Viva! oferece a oportunidade de aprender a partir de situações baseadas no contexto social brasileiro, tendo como ponto de partida textos autênticos, voltados ao falante nativo.

Dividida em quatro volumes, para alunos e professores, a coleção é totalmente escrita em português, apresentando diversos aspectos da cultura, considerando, inclusive, regionalismos. Os livros reúnem também textos em áudio e canções para mostrar e apresentar situações reais do cotidiano do brasileiro.

Viva! pode ser aproveitada também por profissionais e estudantes que estão em outros países e, de alguma forma, têm ligação com o Brasil.

De acordo com Claudio Romanichen, autor da coleção, “em Viva! são trabalhadas diferentes habilidades como fala, escrita, compreensão auditiva e leitura, de maneira homogênea”. Segundo ele “não se abriu mão totalmente de uma certa sistematização gramatical, mas isso é feito de modo sempre contextualizado e sem ser o principal foco do material”. Sobre o método de ensino, Romanichen complementa: “há exercícios de fonética, fonologia e de compreensão auditiva significativos, inclusive com áudios originais e autênticos. Além disso, os livros têm um visual atraente e interessante, com muitas imagens para ilustrar os temas”.

A coleção Viva! pode ser adquirida através de toda a rede de distribuidores da Editora Positivo, no site www.positivodireto.com.br . Para compras no exterior, o contato pode ser feito pelo e-mail: info.viva@positivo.com.br

Fonte:Rosa Arrais Comunicação