Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Jovens são a favor do exame da...

Jovens são a favor do exame da OAB

Publicada em : 06/12/2011

O levantamento foi feito com 11.491 jovens cadastrados no banco de dados da organização

Jovens interessados em se tornar advogados têm uma dura missão para conquistar o diploma de bacharel em Direito: passar no vestibular e serem aprovados em todas as disciplinas nos cinco anos de curso. Acontece que só isso não permite que eles exerçam plenamente a profissão. Os recém-formados terão ainda de passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que em sua mais recente edição teve o maior índice de reprovação de sua história, quando nove em cada 10 estudantes foram aprovados.

Esse fato levou muitos profissionais a contestar a legalidade do exame, motivando processo no Superior Tribunal de Justiça pedindo sua extinção e até discussões no Congresso Nacional sobre sua constitucionalidade.

Entretanto, uma enquete realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) revela que a maioria dos estudantes (58%) é contra o seu fim. Ao responderem à pergunta “Qual sua opinião sobre a atual proposta de extinguir o exame da Ordem para que os diplomados em faculdades de Direito possam se inscrever na OAB e, assim, atuar como advogados?”, apenas 29% se disseram favoráveis ao término da exigência, enquanto 13% clicaram na opção “Não tenho opinião a respeito”.

Fonte:Assessoria de Comunicação do CIEE