Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Por dentro da Camisinha

Por dentro da Camisinha

Publicada em : 02/12/2011

O público vai entrar em um preservativo gigante

Com classificação para maiores de 13 anos e visitação em grupos de dez pessoas, a exposição convida o público a entrar em um preservativo gigante. Na primeira parte, a seção Alegorias DST simula uma festa, em que os participantes conhecem de forma lúdica como ocorre a contaminação das DST. Na segunda etapa, no Túnel da Camisinha, bonecos 3D representam as bactérias transmissoras da gonorréia e sífilis e os vírus responsáveis pelo HIV, herpes e HPV, impedidos de infectar o corpo humano pelo uso do preservativo. Ao final do percurso os visitantes conhecem o Espaço de experimentos, onde são realizadas experiências táteis para testar a eficácia da camisinha e recebem folhetos explicativos com mais informações sobre as DST.

A ideia da exposição surgiu a partir de um levantamento feito em fevereiro deste ano na instalação Prevenindo a Gravidez Juvenil, seção fixa do Catavento desenvolvida em parceria com o Instituto Kaplan (Centro de Estudos da Sexualidade Humana). A pesquisa realizada com 1.149 adolescentes de 13 a 18 anos de idade, revelou que 37% desconhecem situações em que correm risco de se infectar e que para este público AIDS e DST são sinônimos, desconhecendo outras DST importantes como a sífilis.

“Verificamos nesta pesquisa o quanto é importante falar das outras doenças além da AIDS, para diminuir a vulnerabilidade dos adolescentes. Diante desta realidade, pensamos em montar uma exposição que pudesse demonstrar como o preservativo impede a entrada dos agentes causadores das DST no nosso organismo”, explica Camila Macedo Guastaferro, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Kaplan.

A exposição fica em cartaz até o dia 16 de dezembro e tem apoio do Centro de Referência de Tratamento de DST/Aids (CRT), Programa Prevenção Também se Ensina, Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Programa Comunidade Presente e Abbott.

Serviço:
Exposição: Por dentro da camisinha
Local: Claustro
Quando: até 16 de dezembro
Catavento Cultural e Educacional
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Endereço: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n, Centro – São Paulo/SP
Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes e idosos (inclui visita pelo Catavento)
Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: R$ 5 (capacidade para 200 carros)

Fonte:Approach