Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Monteiro Lobato em exposição

Monteiro Lobato em exposição

Publicada em : 30/11/2011

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato apresenta a exposição a partir do dia 1º de dezembro

Entre os dias 1 e 30 de dezembro, a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato convida os visitantes para a mostra que reúne parte do acervo pertencente ao escritor Monteiro Lobato. A exposição aborda passagens vividas pelo escritor ao longo de 66 anos.

O público poderá conferir painéis biográficos, objetos de uso pessoal e livros escritos e editados por Lobato. Também estarão em exposição o mobiliário de seu antigo escritório da Companhia Editora Nacional e a cadeira de balanço que o acompanhou por muito tempo.

Consagrado pela contribuição à literatura infantil brasileira, em especial no que concerne à coleção de livros Sítio do Picapau Amarelo, Lobato nasceu em abril de 1882, na cidade de Taubaté. Além do trabalho voltado ao público infantil, o autor escrevia crônicas, artigos, cartas e contos - alguns viriam a integrar livros para o público adulto, como Urupês (1918). Escreveu um único romance com linguagem voltada a esse público, O Presidente Negro, lançado em 1926. Contudo, o trabalho nunca obteve o mesmo sucesso de obras como Reinações de Narizinho (1931) e Caçadas de Pedrinho (1933).

Lobato faleceu em 1948. Formado em Direito, exerceu a profissão de promotor público até tornar-se fazendeiro. Não demorou muito para dedicar-se à literatura. Além das obras escritas por ele, trabalhou como editor e tradutor.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro. Tel. 3256-4122. De 1º a 30. 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Sáb., das 10h às 17h. Dom., das 10h às 14h. Grátis

Fonte:Secretaria Municipal de Cultura