Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Conhecimento e Carreiras

Conhecimento e Carreiras

Publicada em : 25/11/2011

O encontro contará com a presença da historiadora e pesquisadora francesa, Ludivine Batigny

A ESPM e o Globo Universidade promovem, nos próximos dias, 28 e 29 de novembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente, o sexto e último encontro do ano, da série “Juventudes Brasileiras” - que traz ao palco o tema “Conhecimento e Carreiras”, sob a coordenação de Lívia Barbosa, antropóloga e diretora de pesquisas do Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM) e de Carlos Alberto Messeder, diretor acadêmico de graduação da ESPM-RJ.

As constantes transformações no mercado de trabalho suscitam reflexões sobre a formação acadêmica dos jovens e as novas possibilidades de inserção nesse mercado. Essas ponderações vão desde a importância da escolaridade para o aumento da renda até as novas formas de aquisição de conhecimento e de experiências profissionais, como os programas de intercâmbio acadêmico e work experience.

Para debater essas e outras questões, tanto em São Paulo, quanto na capital carioca, os encontros contarão com a presença de Ludivine Batigny, historiadora, pesquisadora e co-responsável pelo Centre d’histoire de Sciences Po. (CHSP), na França, que ministrará palestra sobre os aspectos e a evolução do conceito de juventude na Europa.

Além da presença da especialista internacional, em São Paulo, o evento também conta com a participação de Manolita Correia Lima, cientista social e professora da ESPM-SP; de Adriana Gomes, professora e coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas e Carreiras da ESPM-SP, autora do livro “Mudança de Carreira e Transformação da Identidade” e diretora do site Vida e Carreira; e de Halina Valdivia de Matos, psicóloga que atua na área de coaching de profissionais e orientação de carreiras, consultora sênior bilíngue e de “empresas juniores” como Poli Jr, FAAP Jr.

Durante as rodadas de discussões serão debatidos, entre outros assuntos, a maneira como as novas tecnologias possibilitam mudanças na formação, capacitação e empregabilidade da geração Y, e como os jovens brasileiros escolhem suas carreiras e pensam em seu desenvolvimento profissional.

No Rio, também participam do encontro, em esquema de mesa redonda, Fernando de Holanda Barbosa Filho, economista, pesquisador do IBRE-FGV e professor da FGV-RJ; Marcos Dalpozzo, diretor de RH da L’Oréal Brasil; Vinícius Oberg, dono da agência de marketing universitário “República”, e de Marcus Vinícius Faustini, escritor, cineasta, diretor teatral e coordenador do projeto “Agência de Redes para Juventudes”.

Em ambos os encontros, jovens estudantes e outros já graduados em diferentes áreas de atuação e universidades foram convidados para integrarem as rodadas de discussão, além dos presentes na plateia que terão espaço para perguntas e interação com os convidados.

Sobre o “Juventudes Brasileiras” - A série de encontros mensais, realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo, busca a troca de experiências entre pesquisadores e jovens, dando voz às suas opiniões sobre as diversas faces da juventude na sociedade brasileira atual. Cada evento será uma combinação dinâmica dos diferentes atores que compõem os debates ao promover a interação e rompendo com a passividade que permeia eventos como seminários, cursos e palestras.

A participação de jovens com idade entre 18 e 25 anos de forma ativa nos debates, traz a oportunidade de expressaram perspectivas sobre o que o mundo acadêmico divulga acerca do significado do que é ser jovem na sociedade atual.

São Paulo:
Dia 28 de novembro, segunda-feira, das 19h às 21h
ESPM-SP – Campus Prof. Francisco Gracioso – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Entrada franca mediante inscrições no site www.juventudesbrasileiras.espm.br
Mais informações pelo telefone (11) 5085-4600

Rio de Janeiro:
Dia 29 de novembro, terça-feira, das 19h às 21h
ESPM-RJ – Auditório - Rua do Rosário, 90 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Entrada franca mediante inscrições no site www.juventudesbrasileiras.espm.br
Mais informações pelo telefone (21) 2216-2002

Fonte:Tamer Comunicação Empresarial