Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Games for Change começa amanhã

Games for Change começa amanhã

Publicada em : 23/11/2011

Evento acontece de 8 a 11 de dezembro e deve atrair mais de mil aficionados em jogos digitais

A Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP) espera atrair mais de mil pessoas nos cinco dias do “I Festival Games for Change”, entre os dias 8 e 11 de dezembro. As atrações do evento que acontece pela primeira vez no Brasil serão realizadas no Campus Butantã da USP em São Paulo, na Universidade Mackenzie e ainda no Museu da Imagem e do Som.

Nascida nos Estados Unidos há oito anos, a rede internacional Games for Change (G4C) é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover pesquisa, criação, inovação e disseminação de jogos digitais voltados à transformação social. “São jogos desenvolvidos com o intuito de sensibilizar as pessoas, fazer com que elas reflitam mais e melhor sobre problemas e questões relacionadas ao meio ambiente, à sociedade, à economia, entre outros”, explica Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da USP e diretor para América Latina da rede.

Tentar selar a paz entre dois países que vivem em guerra, buscar meios de colaborar para a reconstrução de um lugar arruinado por uma catástrofe ambiental ou encontrar uma solução para o trânsito caótico das grandes metrópoles são alguns exemplos dos desafios que os jogadores enfrentam nesses games.

Durante o festival, o público (que deve ser formado principalmente por estudantes universitários, professores de educação básica e de nível superior, pesquisadores, game designers, empreendedores e gestores públicos) também vai conhecer os vencedores do 1º Concurso Games for Change, que recebeu diversos projetos de jogos digitais em três categorias. Os projetos vencedores serão apresentados no Latin America Game Summit, que acontecerá em Nova Iorque, em junho de 2012.

“Para quem gosta de games e está engajado em mudanças sociais, o festival é uma oportunidade para conhecer e contribuir para que os jogos eletrônicos, uma indústria que já supera globalmente o cinema em público e receitas, contrinuam para resolver problemas reais”, conclui Schwartz.

Informações sobre a programação e como participar do “I Festival Games for Change” podem ser conferidas no site da rede (www.gamesforchange.org.br) ou obtidas pelo telefone (11) 3091-4305.

Sobre a Cidade do Conhecimento
É um grupo de pesquisa que desenha e implementa iniciativas de Emancipação Digital conectando a Universidade de São Paulo a centros de pesquisa, empresas, instituições públicas e organizações da sociedade civil. O projeto é associado ao Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP e liderado pelo Departamento de Cinema, Rádio e TV.

Fonte:Ex-Libris Comunicação Integrada