Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ 72 mil vagas de estágio

72 mil vagas de estágio

Publicada em : 04/11/2011

O estágio é uma ótima forma de o estudante iniciar-se no mundo do trabalho

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) prevê a oferta de 72 mil vagas de estágio em todo o Brasil, até o final de fevereiro do ano de 2012, para estudantes de praticamente todos os tipos de curso. Esse volume é gerado pelo vencimento de um grande número de contratos de estágio, boa parte por conta da formatura de universitários que, assim, não podem mais estagiar. “Além disso, muitas empresas oferecem novas vagas porque efetivaram seus estagiários ou desejam renovar seu quadro”, destaca Eduardo de Oliveira, superintendente de Operações do CIEE.

Ele lembra que as novas oportunidades são baseadas na nova Lei do Estágio, nº 11.788, que completou três anos em setembro, trazendo mais segurança jurídica para as contratantes e concedendo direitos aos estagiários, como bolsa-auxílio obrigatória e auxílio-transporte. De acordo com as novas normas, o limite de tempo de estágio na mesma empresa não deve ultrapassar dois anos. Podem fazer estágio estudantes regularmente matriculados e frequentando instituições de ensino superior, médio e técnico.

Atualização cadastral – Para aproveitar a maior oferta prevista, é importante que os interessados acessem o site www.ciee.org.br e atualizem seus dados, aumentando as chances de serem convocados para processos seletivos. Estudantes ainda não cadastrados também podem fazê-lo gratuitamente. Caso o estudante prefira, a atualização dos dados pode ser feita, gratuitamente, nas unidades e postos de atendimento do CIEE. Em diversas situações, a inclusão da informação de que o aluno avançou uma fase em seus estudos de inglês, por exemplo, pode fazer toda a diferença entre a contratação ou a rejeição de um candidato.

De acordo com Oliveira, o estágio é uma ótima forma de o estudante iniciar-se no mundo do trabalho. “Por meio dessa atividade, o jovem tem a oportunidade de aprender a prática da área que escolheu seguir. O estagiário de ensino médio, por sua vez, será beneficiado com a aquisição de posturas comportamentais e pessoais requeridas pelo ambiente corporativo, sem mencionar o contato que terá com várias áreas de atuação, o que o auxiliará na escolha da futura profissão”, completa.

Fonte:Assessoria de Comunicação do CIEE