Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Teatro Arthur Azevedo

Teatro Arthur Azevedo

Publicada em : 04/08/2016

Confira a programação de Agosto

Divulgação
Roda de Choro

Data: 06,13,20 e 27/08 (sábados)
Horário: 18h
Duração: 150 minutos
Preço: Gratuito
Local: Teatro Arthur Azevedo
Retirada de ingresso: SEM NECESSIDADE DE RETIRADA DE INGRESSOS
Faixa ou indicação etária: LIVRE
Tipo de evento: Espetáculo Musical / Show

Sinopse:
A Roda de Choro proporciona, de maneira informal, a aquisição de repertório e o encontro entre diferentes gerações; aproxima músicos e público do Choro em um ambiente descontraído; e é um elemento tradicional de resistência da música popular no Brasil, no qual se aprende a forma de tocar, acompanhar, improvisar e compor o Choro.


Teatro Cego – O Grande Viúvo

Data: 06 e 07/08
Horário: sábado às 21h e domingo ás 19h
Duração: 50 minutos
Local: Teatro Arthur Azevedo
Preço: Gratuito
Retirada de ingresso: Retirada de ingressos 1h antes
Faixa ou indicação etária: 14 anos
Tipo de evento: Espetáculo Musical / Show
Ficha Técnica:
Adaptação da obra homônima de Nelson Rodrigues

Texto e direção: Paulo Palado
Direção musical: Luiz Mel

Sinopse
A peça é baseada no conto “O Grande Viúvo” extraído do livro “A Vida como ela é”, de Nelson Rodrigues, e conta a história de um viúvo que, após ter perdido sua amada esposa, comunica à família que também quer morrer e ser enterrado junto à falecida. Porém, não antes de construir um mausoléu, onde os dois corpos, o dele e o da esposa, deverão repousar lado a lado. A família, inconformada, tenta a todo custo convencê-lo a desistir do suicídio, mas tem apenas o tempo da construção do mausoléu para fazê-lo. Enfim, encontra uma forma inescrupulosa, baseada em calúnias.


Graxa

Data: De 12/08 à 14/08
Horário: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h
Duração: 60 minutos
Local: Teatro Arthur Azevedo
Faixa etária: LIVRE
Preço: Gratuito
Retirada de ingresso: Retirada de ingressos 1h antes 
Tipo de evento: Espetáculo de dança

Sinopse:
Dois bailarinos, exímios em suas diferentes formações e técnicas, juntam seus caminhos de coreografia e improvisação, inspirados na capacidade de adesão da graxa, na estabilidade da viscosidade em função do movimento, resistência ao desalojamento e às extremas pressões.


1° Encontro Histórico-Cultural da Mooca

Data: 17/08/2016
Horário: quarta das 19h às 22h
Duração: 180 minutos
Local: Teatro Arthur Azevedo
Faixa etária: LIVRE
Preço: Gratuito
Retirada de ingresso: Retirada de ingressos 1h antes 
Tipo de evento: Festival

Release:
No dia do aniversário do bairro, quando a Mooca completa 460 anos, a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Mooca, em parceria com a Uniesp – Centro Universitário Capital - Unicapital, e apoios da Subprefeitura da Mooca e Secretaria de Cultura, estará presenteando o bairro com um evento novo, voltado a fomentar cultura, através da Literatura, da História e de manifestações artísticas profissionais e amadoras.
Este ano, o evento ocorre no dia oficial do aniversário, em 17 de agosto, e o palco de celebração é o Teatro Arthur Azevedo que reabriu suas portas há um ano, em agosto de 2015.
As homenagens prometem ser o ponto alto do Encontro. Estarão lá, autores diversos como a jornalista Elizabeth Florido, defensora do patrimônio cultural (artístico, arquitetônico, histórico e afetivo) do bairro e da cidade, o publicitário Milton Rodrigues Alves, autor de Casas Paulistanas, Euclydes Barbulho, morador antigo que já lançou diversos títulos, Ângelo Agarelli, administrador do site Portal da Mooca que, junto com Richard Mascara, irá contar sobre sua paixão pelo futebol, em especial pelo Juventus, time de coração de mooquenses e paulistanos. Haverá, ainda, homenagens póstumas ao poetinha da Mooca, Raphael Luongo Cardamone, o Raluca, e a Guido Carlos Piva, autor do livro “Ôrra Meu, o canto da Mooca” e do personagem Pimpinello Rizoni e sua fala italianada. A parte histórica será outra grande surpresa com o resgate de uma história de 102 anos esquecida na memória das pessoas: o sobrevôo realizado pelo piloto Edu Chaves, em julho de 1914, quando partiu do antigo Hipódromo da Mooca rumo ao Rio de Janeiro, sem escala. A família do piloto receberá a homenagem e será lançado neste dia, selo comemorativo dos 102 anos do sobrevôo em tiragem limitada, numa iniciativa da jornalista Elizabeth Florido, com criação de Daniela Silvestrin e confecção da agência franqueada dos Correios da Rua Jumana. 
Uma das atrações musicais ficará por conta do tenor Rinaldo Viana, além de outras surpresas que alunos e professores da Unicapital estarão fazendo.
No final, o grupo mais paulistano de São Paulo, e nascido na Mooca, também receberá sua homenagem e aproveitará para anunciar a Semana Demônios da Garoa, instituída em Lei Federal número 14.485 de 19 de julho de 2007, a ser realizada sempre na terceira semana de setembro com atrações alusivas ao conjunto e um concurso, do qual participam conjuntos vocais que deverão interpretar, exclusivamente, música popular brasileira, e, em especial, músicas do repertório do conjunto Demônios da Garoa. Conforme texto da lei, o concurso deve ser realizado em teatro municipal e ao vencedor será oferecido o troféu denominado "Trem das Onze".
Idealizador do evento, José Paulo Dias, conselheiro da Associação Comercial – Distrital Mooca, diz que a homenagem aos escritores é uma forma de contar a história da Mooca. “Assim, conseguimos perpetuar essa memória viva do bairro e nos deliciar com tantas passagens e histórias que fazem parte de um acervo cultural muito rico que poucos lugares possuem”, diz.
O evento faz parte do calendário oficial de festejos dos 460 anos da Mooca. Confira a programação completa na fanpage oficial: MOOCA 460 ANOS.


IX Festival de Inverno da Mooca

Data: 21/08/2016
Horário: domingo às 11h
Local: Teatro Arthur Azevedo
Faixa etária: LIVRE
Preço: Gratuito
Retirada de ingresso: Retirada de ingressos 1h antes 
Tipo de evento: Festival

Sinopse:
A Mooca é um bairro privilegiado, conhecido por ter bandeira, hino e até um idioma característico do bairro, que é principalmente formado por italianos. A ideia de um festival cultural, no molde de outros tantos que se realizam pelo país por ocasião do inverno, começou a tomar forma para que a Mooca se mantivesse pioneira em aspectos culturais.
Em agosto de 2007 foi realizado o 1° Festival de Inverno da Mooca, que coincide sempre com o aniversário do bairro. Essa foi à forma que a Amo a Mooca encontrou de comemorar, levando a cultura a todos os mooquenses.
O Extra (supermercado) ofereceu o local, e seu estacionamento foi o palco da 1ª edição. Mas como todo trabalho feito com o coração, o evento conseguiu ultrapassar as expectativas, contando com a presença de várias escolas, pintores, escultores e profissionais de música, que abrilhantaram o evento com suas presenças. Entre eles o pianista mooquense Reginaldo Mordenti, radicado em Viena- Áustria e o pianista Adilson Godoy (Zimbo Trio), que compareceu para prestigiar e encantou com sua música.
Na sequência, o festival foi realizado no auditório da faculdade Unicapital; na sua 2ª edição também conseguiu levar escolas, artistas plásticos e muitos profissionais da área musical, com cantores líricos, instrumentistas e vários corais.
Até que chegou ao Moinho Eventos, que se associou ao festival, tornando-o a cara da Mooca. Por ser um local de muita tradição, além de oferecer ambientes maravilhosos e históricos.
Em sequência, por 03 anos consecutivos o festival aconteceu no não menos tradicional clube Juventus, que também é um símbolo para o bairro.
O Festival de Inverno da Mooca foi oficializado pela secretaria de cultura e turismo da prefeitura de São Paulo e hoje faz parte do calendário cultural da cidade.
Por isso assim que o Teatro Arthur Azevedo teve sua reforma concluída, o festival ganhou novo espaço e este ano será realizado pela primeira vez no local.
O shopping Mooca Plaza é o maior incentivador e patrocinador do festival, e neste ano continua a dar o maior apoio fazendo parte da história da Mooca.


O Cancioneiro Caipira, com As Galvão e a Bandinha Popular


Data: 27/08/2016 (sábado)
Horário: 21h
Duração: 90 minutos
Local: Teatro Arthur Azevedo
Preço: Gratuito
Faixa ou indicação etária: LIVRE
Retirada de ingresso: Retirada de ingressos 1h antes

Autor:
Bandinha Popular e Irmãs Galvão

Sinopse:
A Bandinha Popular recebe As Galvão, dupla caipira com quase 70 anos de carreira, para uma divertida celebração do cancioneiro caipira. Mary e Marilene Galvão, acompanhadas da pitoresca Bandinha Popular – com tuba, trombone, trompete, clarinete, flauta, piano, acordeão, violão-tenor, bateria e percussão -, apresentam clássicos da carreira da dupla, além de outros grandes sucessos. No repertório estão: Moreninha Linda, O que tem a Rosa? Linda Flor e Beijinho Doce.


Renato Teixeira

Data: 28/08/2016 domingo
Horário: 19h
Duração: 60 minutos
Local: Teatro Arthur Azevedo
Faixa etária: LIVRE
Preço: Gratuito
Retirada de ingresso: Retirada de ingressos 1h antes
Tipo de evento: Espetáculo Musical / Show

Sinopse:
Renato apresenta os grandes sucessos de sua carreira, como “Romaria”, “Frete”, “Tocando em Frente”, “Amanheceu”, entre outros, numa apresentação caipira e original. Um dos mestres da música sertaneja agita o público com suas clássicas cantorias que já são conhecidas por todos, além dos hits da música folk e a caipira nacional que complementam o repertório.

TEATRO ARTHUR AZEVEDO
Endereço: Av. Paes de Barros, 955 - Mooca, São Paulo - SP, 03115-020
Telefone: (11) 2605-8007

Fonte:Equipe TAA