Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Hamelete – O Cordel

Hamelete – O Cordel

Publicada em : 08/07/2016

Peça premiada em curtíssima temporada no Teatro Eva Wilma

Tamiris Ferreira
Sucesso de crítica e público por onde passa, o Grupo Careta apresenta a premiada peça Hamelete – O Cordel no Teatro Eva Wilma.

A temporada, que estreia no dia 06 de Agosto e fica em cartaz até 27 de Agosto, promete fazer muito barulho e conquistar ainda mais fãs, todos sábados, às 21h.

A proposta de reconstrução da mais famosa peça shakespeareana propõe uma releitura de Hamlet na estrutura do cordel. Ao trabalhar com a versatilidade das formas e ritmos oferece a possibilidade de uma leitura em que o peso da tragédia é minimizado, mas sem ausentar o aspecto reflexivo da obra. O Grupo Careta consegue assim transformar uma trágica história de traição em uma apresentação divertida que prende o espectador do início ao fim.

Não só o espírito popular do texto foi mantido como também a caracterização de personagens femininas construídas por atores, reproduzindo a realidade da época. Com Luizinho Beltrame, Alberto Vizoso, Yves Carrasco, Marcelo Jacob, Octávio da Matta, Lívia Simardi e Patrícia Palhares. Direção de Lívia Simardi e texto de Octávio da Matta.


Sobre o Grupo Careta

A formação ocorreu no início de 2014, com o encontro de artistas de vários segmentos do teatro e com larga experiência nos palcos.  Com a vontade de montar um espetáculo que estivesse mais próximo da cultura brasileira, mas com a segurança de uma obra clássica, Octávio da Matta apresentou Hamelete.

A peça conquistou o troféu Arlequim em quatro categorias do Festival de Teatro da Cidade de São Paulo em 2014: figurino, produção, ator coadjuvante e  melhor espetáculo.  No  Festival Nacional de Teatro de Varginha/MG 2015, ganhamos em 7 categorias: cenário, maquiagem, figurino, atriz coadjuvante, ator  coadjuvante, direção, melhor espetáculo; Festival Nacional de Teatro de Pingamonhangaba/SP,  por voto popular ficamos em 3 lugar/melhor espetáculo e Alberto Vizoso recebeu o troféu como melhor ator.  No Festival Proscênio de Indaiatuba 2015, recebemos o troféus nas categorias: direção, sonoplastia e ator coadjuvante. O espetáculo já possui mais de 100 apresentações com temporadas em vários teatros de São Paulo. Também realizamos apresentações em diferentes lugares: ; SESC Bertioga, no Teatro Univap em São José dos Campos,  Teatro Cacilda Becker, em Pirassununga, apresentação na maior Festa de São João de São Paulo, no Centro de Tradições Nordestinas – CTN, em São Paulo e apresentação no Festival de Inverno, em Atibaia. Também participou do CIRCUITO SESC DE ARTES 2016 ( 9 cidades do interior de São Paulo).
Com pouco tempo de história já conseguimos alguns destaques nas principais mídias de São Paulo: dica cultural do Jornal Bom Dia São Paulo, na TV Globo;  Programa Metrópolis da TV Cultura sobre montagens diferentes de Hamlet; Estramos como peças recomendadas pelo Guia Divirta-se/ Estadão, destaque no Guia da Folha no evento das Satyrianas 2015, entre outros.


Serviço
Quando: de 06 de agosto a 27 de agosto – Sábados 21h
Teatro Eva Wilma: Rua Antônio de Lucena, 146 - Tatuapé
Ingressos: R$50,00 inteira / R$25,00 meia
Funcionamento bilheteria: quarta a sexta: das 14h30 até 19h30/ sábados e domingos: das 14h30 até às 21h.
Classificação: 12 anos
www.ingressorapido.com.br

Fonte:Patrícia Palhares | Produtora Cultural