Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Contribuições da Psicologia

Contribuições da Psicologia

Publicada em : 09/05/2016

Mais uma obra da autora Paula Rosana Cavalcanti será lançado na Livraria da Vila

Divulgação
O livro apresenta a atuação em Defensorias Públicas como uma nova possibilidade de trabalho para psicólogas/os. O terreno é fértil para o desenvolvimento de ações comprometidas socialmente,  trazendo contribuições para garantia de direitos aos grupos sociais marginalizados, que são acompanhados nas Defensorias e que encontram muitos obstáculos para verem assegurados seus direitos fundamentais. A Defensoria Pública representa para muitos a esperança de melhoria e efetividade para um sistema de justiça historicamente injusto, seletivo, elitista, punitivo e controlador para as pessoas mais pobres.
A Psicologia pode propiciar espaços de escuta e cuidado a essa população, historicamente cerceada de seus direitos e da oportunidade de participação em processos decisórios que possibilitam o acesso à justiça. A pessoa atendida deve ter papel ativo na construção de soluções para seus problemas, não apenas sendo orientada sobre seus direitos e garantias, mas também – e fundamentalmente – sendo ouvida e tendo suas vontades, necessidades e experiências incorporadas ao processo de alcançar seus direitos.

Atuação de psicólogas/os no campo sociojurídico, mais especificamente na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, com enfoque nas contribuições para o acesso à Justiça, principalmente para a população mais pobre e em situação de vulnerabilidade.

Paula Rosana Cavalcante - A autora é graduada em Psicologia pela Universidade de SP (USP), Mestre e Doutoranda em Psicologia Social também pela USP. Atualmente atua na Assessoria Técnica Psicossocial da Defensoria Pública-Geral do Estado de São Paulo. Faz parte do grupo de psicólogas/os que iniciaram a atuação neste campo de trabalho, cujo modelo vem sendo propagado e implantado nas Defensorias Públicas de outros estados. Co-autora e organizadora do livro "Interdisciplinaridade na Defensoria Pública: Contribuições da Psicologia e do Serviço Social", Lumen Juris, 2015.

Outras obras: "Interdisciplinaridade na Defensoria Pública: Contribuições da Psicologia e do Serviço Social" ( Lumen Juris, 2015).

Lançamento da Obra: Contribuições da Psicilogiano Acesso à Justiça
Autora: Paula Rosana Calvalcanti
Data: 14/05/2016 - Sábado das 15h às 18h
Livraria da Vila - R. Fradique Coutinho, 915 - F: 3814.5811

Fonte:Paula Rosana Calvalcanti