Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Orquestra de Santa Cecília

Orquestra de Santa Cecília

Publicada em : 15/04/2016

A maior da Europa, abre Ciclo de Música Clássica Italiana no Brasil

Divulgação
Para abrir o Ciclo de Música Clássica Italiana no Brasil,  durante o Ano da Itália na América Latina, o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, em parceria com a Embaixada da Itália no Brasil trazem ao país a maior orquestra europeia e uma das principais do mundo: a Orchestra dell’Accademia Nazionale di Santa Cecilia, atualmente sob regência do maestro Antonio Pappano.

São Paulo será a primeira cidade latino-americana a receber o concerto da orquestra, que passou turnê por toda a Europa e China. Serão duas apresentações na cidade, nos dias 7 e 8 de maio, na Sala São Paulo. Na programação, nada menos que Verdi, Tchaikovski e Saint-Saens.

Considerada como a mais antiga orquestra europeia e a primeira na Itália a dedicar-se exclusivamente a um repertório sinfônico, promovendo  as primeiras execuções de importantes obras-primas do século 20, a Orchestra dell’Accademia Nazionale di Santa Cecilia apresenta a jovem e premiada pianista internacional Beatrice Rana como a intérprete do célebre “Concerto per Pianoforte e orchestra n. 1 de Čajkovskij”.

Ainda no mês de maio, como sequência do Ciclo de Música Clássica Italiana, o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e o Consulado da Holanda trazem o pianista italiano Paolo Giacometti, que vive nos Países Baixos desde a infância. O concerto será no dia 10 de maio no Theatro São Pedro, na capital paulista. Com diversos prêmios no currículo, Giacometti já se apresentou em orquestras regidas por grandes maestros, como  Frans Brüggen, Kenneth Montgomery, Laurent Petitgirard, Michael Tilkin e Jaap van Zweden, além de ter realizado parcerias com  Pieter Wispelwey, Gordon Nikolich, Alois Brandhofer, Janine Jansen, Bart Schneemann and Viktoria Mullova.

No mês de junho, no dia 4, uma das maiores vozes do planeta, a soprano Tiziana Scandaletti e o pianista Riccardo Piacentini realizarão o concerto Duo Alterno, em turnê mundial, em local a ser confirmado. A dupla, que se já apresentou nos maiores festivais, é tida como uma referência no vocal-piano na interpretação de obras de todo o século 20.

Serviço
Ciclo de Música Clássica Italiana no Brasil

Data: 7 de maio a 4 de junho de 2016 em São Paulo-SP

Orchestra dell’Accademia Nazionale di Santa Cecilia
07 de maio, sábado, 21 horas (Série Branca)
VERDI Abertura de ‘A Força do Destino’
TCHAIKOVSKY
Concerto para piano n. 1

Sinfonia n. 5 em mi menor op. 64

08 de maio, domingo, 21 horas (Série Azul)
VERDI Abertura de ‘A Força do Destino’
TCHAIKOVSKY Concerto para piano n. 1
SAINT-SAENS Sinfonia n. 3 em dó menor op. 78

Local: Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16, São Paulo
Ingressos de R$50 a R$550
Venda Ingresso Rápido: 4003 1212
Informações:3258 3344 www.culturaartistica.com.br

Paolo Giacometti
Data: 10 de maio de 2016
Horário: 20h
Local: Theatro São Pedro- Sala Dinorá de Carvalho
Rua Dr Albuquerque Lins- 207- São Paulo
Entrada franca

Duo Alterno, com Tiziana Scandaletti e Riccardo Piacentini
Data: 4 de junho de 2016
Local: a confirmar

Fonte:Assessoria de Imprensa do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo