Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Origami

Origami

Publicada em : 01/03/2016

Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho realiza curso prático

Divulgação
Segundo encontro do ano, que aborda o tema Igualdade de Gênero, abre espaço para trabalhar, simbolicamente, as relações humanas através da arte do origami

No dia 9 de março, das 19h às 22h, a Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho oferece o curso prático de Origami, com o tema Mandalas da Igualdade, que será ministrado por Tereza Yamashita. A oficina faz parte do programa cujo tema Igualdade de Gênero será trabalhado nos meses de março e abril, para abordar a importância da mulher na produção do conhecimento nas áreas de Literatura, Música, Fotografia e Artes.
A mandala foi escolhida para ser o carro-chefe do curso por seu amplo significado, uma vez que, ao utilizar módulos de origami, simbolicamente são trabalhadas as relações humanas. Segundo Tereza Yamashita, assim como ninguém vive sozinho, um módulo desconectado de origami não tem a beleza do conjunto em si. Ao mesmo tempo, a mandala trabalha o processo de individualização pessoal, com o uso da criatividade e o encontro consigo mesmo através da meditação. Na oficina, os alunos aprendem a dobrar uma mandala com diferentes variações.
Tereza Yamashita é formada em Comunicação e Artes pela Universidade Mackenzie e certificada em Origami pela Aliança Cultural Brasil-Japão. É designer gráfica, ilustradora e escritora infantojuvenil. Trabalha com livros de literatura e didáticos. No Brasil, coordena oficinas de origami onde capacita professores, arte educadores e público em geral. No Japão, participou de oficinas nos principais estúdios de origami, com dois famosos origamistas, Makoto Yamaguchi, do Gallery Origami House, e Kazuo Kobayashi, atual responsável pelo Origami Kaikan.
A Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho é um espaço criado para o desenvolvimento de novas ideias e disseminação de conteúdo e informação. Aberto ao público em geral, o espaço promove atividades gratuitas, como cursos, palestras e workshops sobre diferentes temas, sempre com o objetivo de compartilhar conhecimento.
O espaço é administrado pelo Instituto Carlos e Diva Pinho, Funcadi, que foi idealizado pelo casal de professores da FEA-USP e tem como objetivo estimular atividades culturais e acadêmicas na universidade.

Serviço: Origami – Mandalas da Igualdade
Data: 9 de março (quarta-feira)
Horário: 19h às 22h
Público-alvo: interessados no tema
Número de vagas: 15 lugares
Endereço: Rua Almirante Pereira Guimarães, 314, Pacaembu
Inscrições: gratuitas, feitas com antecedência, através do email: contato@funcadi.com.br ou (11) 3862-1925

Fonte:SiegelPress