Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Teatro do Cecape

Teatro do Cecape

Publicada em : 26/02/2016

Ganha nome de Vladimir Capella

Divulgação/ PMSCS
O teatro do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns da Prefeitura de São Caetano do Sul, localizado na Rua Tapajós, 300, esquina com a Avenida Goiás, no Bairro Barcelona, será batizado de Vladimir Capella. A cerimônia de nomeação acontecerá neste sábado (27/2), às 19h. Na sequência, às 20h, será encenada a peça Panos e Lendas (1978), de autoria do homenageado. O evento tem entrada gratuita. 

Referência no universo do teatro, o diretor, ator, autor, dramaturgo e músico sulsancaetanense morreu aos 63 anos, no dia 21 de abril do ano passado. O tributo ao filho ilustre da cidade está baseado no decreto nº 10.880/2015, assinado pelo prefeito Paulo Pinheiro. 

A iniciativa conta com o apoio dos seguintes setores públicos de São Caetano: secretarias municipais de Educação e de Cultura, Cecape, Conselho Municipal de Política Pública Cultural (Concult) e Fundação Pró-Memória.  

Natural de São Caetano do Sul, Vladimir Capella é um dos mais importantes autores contemporâneos. Nasceu em 31 de julho de 1951 e estudou na Fundação das Artes. Ícone do teatro infantojuvenil brasileiro, imprimia visualidade, drama e poesia. Escreveu e dirigiu produções célebres, como: Panos e Lendas (1978), Do Outro Lado (1983) e Avoar (1985).
 

Em 2003, adaptou para o teatro o livro de Jorge Amado O Gato Malhado e A Andorinha Sinhá. Também criou espetáculos adultos como Filme Triste (1983) e Louco Circo do Desejo (1985). Conquistou mais de 100 prêmios como Mambembe, Governador do Estado de São Paulo, Molière e Apetesp.

Fonte:Fernando Aragão