Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Exposição Abre Alas

Exposição Abre Alas

Publicada em : 01/02/2016

Retrata uma das maiores festas populares do mundo através dos olhos da população

Léo Martins
Elza Cohen
Para abrir a programação de 2016, entre os dias 1˚ e 5 de fevereiro, segunda a sexta-feira, Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho promove a exposição de fotos Abre Alas, cujo destaque é retratar o Carnaval, uma das maiores festas populares do mundo, através dos olhos da população em geral, que pode participar levando fotos de seu acervo pessoal para serem expostas em porta-retratos customizáveis.

Abre Alas trará fotos coloridas e preto e branco das décadas de 70, 80, 90 e dos dias atuais, que estarão dispostas em porta-retratos customizáveis, caracterizados com motivos carnavalescos. Na abertura da exposição serão montadas oficinas para a confecção dos porta-retratos, que poderão ser levados para casa ao término do evento, juntamente com a foto do visitante.

A exposição Abre Alas também terá a participação especial dos fotógrafos Elza Cohen e Leo Martins que trarão um outro olhar para a exposição. Enquanto a fotógrafa autoral Elza Cohen aposta em imagens coloridas para retratar impressionismos abstratos e poesias do cotidiano, o fotojornalista Leo Martins capta retratos, movimentos sociais e culturais, muitas vezes em preto e branco, para salientar a veracidade das informações. Como diferencial, será exposta uma tela da Profª. Diva Pinho, que se encaixa no ambiente folclórico e se destaca pela alegria das cores.

Para abrir a exposição, no dia 1˚ de fevereiro, segunda-feira, às 19h, acontece um coquetel, ao som de marchinhas carnavalescas e a customização dos porta-retratos. O evento segue até o dia 5, sempre das 14h às 18h.

Com a assinatura da coordenadora cultural Cássia Vianna Bittens, a Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho é um espaço dedicado a debates, encontros, reflexões culturais e filosóficos. É uma entidade sem fins lucrativos, idealizado pela Profª. emérita Diva Pinho, da FEA-USP, e foi inaugurado em agosto de 2011.

Aberto ao público em geral, o espaço promove atividades gratuitas, como cursos, palestras e workshops sobre diferentes temas, sempre com o objetivo de compartilhar conhecimento. O espaço é administrado pelo Instituto Carlos e Diva Pinho, Funcadi, que foi idealizado pelo casal de professores da FEA-USP e tem como objetivo estimular atividades culturais e acadêmicas na universidade.

A Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho fica na Rua Almirante Pereira Guimarães, 314, Pacaembu. Mais informações sobre a exposição e a programação em geral através do telefone (11) 3862-1925 ou do site http://carlosedivapinho.com.br/.

Fonte:SiegelPress