Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Memorial da América Latina

Memorial da América Latina

Publicada em : 08/12/2015

Cartunistas brasileiros homenageiam novelas da Globo em exposição

Divulgação
Nos 50 anos da TV Globo, cartunistas de todo o Brasil homenageiam, com caricaturas e cartuns, atores, diretores, personagens e títulos de novelas. O Memorial da América Latina recebe a exposição com mais de 90 desenhos, em que é possível relembrar momentos épicos da televisão, com reproduções de grandes astros e estrelas como Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Lima Duarte, Tarcísio Meira, Glória Menezes, entre outros. A mostra teve início no dia 27 de novembro e fica por um mês na Galeria Marta Traba, do Memorial, com entrada gratuita.

Personagens como Sinhozinho Malta, Escrava Isaura e Odorico Paraguaçu também são lembrados. É a história das novelas vista pelos traços dos maiores cartunistas brasileiros. "A caricatura é a arte mais popular que existe. São estilos diferentes que se encontram para agradar a um público que vai do neto ao avô. Uma festa para a família se divertir e se informar da história dessa arte de representar a sociedade que é a novela",  afirma o jornalista e cartunista José Alberto Lovetro (JAL), curador da mostra.

“As novelas são parte da nossa cultura popular e peça importante para a nossa dramaturgia. São tantos os romances e dramas que fazem o público ficar vidrado na frente da televisão.  É muito interessante vê-las, recriadas em outra arte,  como as caricaturas, que ressaltam características tão peculiares de atores, atrizes e personagens  e nos fazem relembrar de momentos emocionantes, que tornam as novelas ainda mais inesquecíveis”, completa o presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade..

Dentre os desenhistas que estarão na exposição com as suas obras, estão: Abel Costa, Alecrim, Alexandre Santos, Alpino, Amarildo, Amorim, Andre HQ, Ariel, Baptistão, Benjamim Cafalli, Biratan Porto, Bruno Comotti, Bruno Honda, Cassio Manga, Da Costa, Danilo Marques, Dela Corte, Dino Alves, Eder Santos Edson  Guedes, Elihu, Evandro Carlos Olante, Fernandes, Ferreth, Fraga, Glen Batoca, Gustavo G, Izânio Façanha, Jal, J Bosco, Jota, Júnior Lopes, Kaltoé, Lézio Jr., Marcelo Graphis, Marcos Venceslau, Mauro Miranda, Moisés, Mônica Fucshuber, Natália Forcat, Nei Lima, Osvaldo Pavanelli, Paffaro, Rafel Grande, Roberval Salles, Roberto Kroll, Rogério Soud, Sergio Gomes, Thyago, Ulisses, Verônica Saiki, Wal Alves, Waldez, Walter Toscano, William Medeiros, Wilson Caldana e Wilson Iguti.

O Memorial da América Latina
Inaugurado em 18 de março de 1989, o Memorial da América Latina é uma Fundação de direito público, sem fins lucrativos, com o objetivo principal de difundir as manifestações latino-americanas de criatividade e saber, buscando o estreitamento das relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina.
Projetado e implantado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina está instalado perto do centro de São Paulo, no bairro da Barra Funda. O projeto cultural foi idealizado pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, que propôs um papel importante ao Memorial: desenvolver, no Brasil, a consciência da integração e aprofundar a convivência e a amizade dos povos da América Latina.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO: NOVELAS DA GLOBO - HOMENAGEM DOS CARTUNISTAS BRASILEIROS

Data: de 27/11/15 a 27/12/15
Horários: De segunda-feira à sexta-feira das 09h às 18h / Sábado e domingo das 09h às 20h
Local: Galeria Marta Traba - Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (ao lado da Estação Barra Funda)
Entrada gratuita
Faixa etária: livre
Site: www.memorial.org.br
Visita monitorada: Não
Ar condicionado: Sim
Acesso para deficientes: Sim
Área para fumantes: Sim
Wifi: Sim
Estacionamento: Sim (Portão 4 - R$ 20,00/período)

Fonte:Memorial da América Latina