Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Os Jecas

Os Jecas

Publicada em : 01/07/2015

Espetáculo encena cultura caipira na Casa das Rosas

Divulgação
Texto é inspirado em histórias, causos e músicas de viola do sertão brasileiro.

Em julho, a Casa das Rosas inicia a nova temporada de teatro nas sextas-feiras 3, 10, 17, 24 e 31 de julho. E o ponto de partida será Os Jecas – um espetáculo poético-musical-caipira. Com idealização e dramaturgia de Helder Mariani, a peça convida o espectador a mergulhar no universo nostálgico caipira com suas modas de viola, onde se insere a figura do Jeca e sua singeleza, cantando suas alegrias e tristezas, contando seus causos, miradas e “sodades”.

A Casa das Rosas pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e é gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura. A peça tem o formato de um musical que reúne canções caipiras da raiz brasileira, entremeadas de poemas inspirados no sertão, até chegarmos na música sertaneja atual. Ela reúne canções executadas ao vivo pelos atores Daniela Schitini, Elcio Rodrigues, Helder Mariani, Katia Naiane, Laruama Alves e Leandro Goulart, acompanhados de viola caipira de dez cordas, banjo, violão, percussões.

Os Jecas procura reafirmar a importância de se manter viva a identidade brasileira. Buscando fugir da ingênua caricatura criada em torno do personagem Jeca Tatu de Monteiro Lobato, pois o espetáculo resgata histórias e memórias. O apanhado de canções e textos poéticos revelam várias facetas da arquetípica figura do Jeca, procurando assim responder “quem é o Jeca?”, “quais as suas características determinantes?”, “o que ele tem a dizer ao brasileiro contemporâneo sobre seu modo de viver?”.

Com entrada livre para todas as idades, a peça explora a singeleza e o encantamento, que são os fios condutores para se discutir questões existenciais e culturais do homem brasileiro, suas idiossincrasias, sonhos e contradições. A entrada gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 19h.

Serviço:
Peça Os Jecas

Sextas-feiras, 3, 10, 17, 24 e 31 de julho, às 20h
Elenco: Daniela Schitini, Elcio Rodrigues, Helder Mariani, Katia Naiane, Laruama Alves e Leandro Goulart
Idealização e dramaturgia: Helder Mariani
Lotação: 40 lugares
Classificação indicativa: Livre


Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Site: www.casadasrosas.org.br
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: www.facebook.com/casadasrosas
Instagram: www.instagram.com/casadasrosas

Fonte:Casa das Rosas – POIESIS