Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Não Nem Nada

Não Nem Nada

Publicada em : 03/06/2015

Curta temporada no Instituto Cultural Capobianco

Divulgação
Não Nem Nada é o texto de estreia de Vinicius Calderoni e também seu primeiro espetáculo como encenador. Calderoni é fundador com Rafael Gomes da Empório de Teatro Sortido, companhia criada em 2010 para abarcar diversas dimensões da cena contemporânea. Não Nem Nada - quinto espetáculo da companhia - é uma  peça em plano sequência, com doze cenas interligadas (cada uma regida por um dispositivo dramatúrgico próprio) e dezenas de personagens interpretados por quatro atores. Espetáculo volta em cartaz dia 6 de junho para curta temporada no Instituto Cultural Capobianco, depois de duas temporadas de sucesso.

As dores e delícias do mundo contemporâneo comparecem em diferentes temas e matizes. A profusão e a simultaneidade de informações do mundo das telecomunicações, a dinâmica de interações das redes sociais, o universo do telemarketing, os discursos retóricos das grandes corporações financeiras ou o mundo das celebridades: estes e outros assuntos surgem em cenas que se conectam vertiginosamente, na velocidade do pensamento.

“Comparo a dramaturgia da peça à visita a uma casa de espelhos onde você enxerga objetos reconhecíveis em proporções distorcidas, estranhas, provocativas. As cenas sempre tem um ponto de partida reconhecível, mas se desenvolvem numa direção de causar um estranhamento do mundo” afirma Vinicius.

No espaço cênico criado por Valentina Soares e Wagner Antônio que alude a um ginásio ou tabuleiro- repleto de rampas, alçapões e estruturas modulares- os atores atuam quase como jogadores de uma desafiadora gincana cênica.

“Não nem nada celebra e reafirma uma crença do poder da fala de instaurar universos e de promover saltos no tempo e no espaço. Ao mesmo tempo, ter estes atores jogando sobre este playground ajuda a restaurar uma dimensão do teatro como jogo lúdico, que achamos muito estimulante.”, complementa Calderoni.

Rafael Gomes, co-diretor da montagem, arremata: “Deste espaço cênico, podem emergir os mais variados personagens e situações. Não é por acaso que um dos subtítulos do texto é O palco como caixa de Pandora.”

Não Nem Nada
Texto e direção de Vinicius Calderoni
Co-direção de Rafael Gomes
Um espetáculo do Empório de Teatro Sortido.
Com: Geraldo Rodrigues, Mayara Constantino, Renata Gaspar e Victor Mendes
Indicação de faixa etária - 14 anos
Duração: 60 minutos

Instituto Cultural Capobianco
De 6 a 28 de junho de 2015.
Sextas às 21h30, sábados às 21h e domingos às 19h.
Ingressos: R$ 50.
35 lugares. 60 minutos. 14 anos.
Endereço: Rua Alvaro de Carvalho, 97.
Telefone: (11) 3237-1187
Divulgação

Fonte:Pombo Correio