Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ “O Legado”

“O Legado”

Publicada em : 14/05/2014

Exposição de protótipos baseados em estudos de Da Vinci

Divulgação
Exposição terá entrada franca e poderá ser vista no Palácio da Justiça

O Grupo Educacional UNIESP e o Tribunal de Justiça de São Paulo apresentam a exposição "O Legado”, de Leonardo Da Vinci. Com entrada gratuita ao público, o evento acontecerá no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça entre 22 de maio e 20 de junho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30. Os visitantes poderão conferir 21 protótipos do gênio da Renascença, todos construídos a partir de seus estudos e desenhos. Seis protótipos são inéditos e, diferentemente de outras mostras sobre o gênio, a maior parte das peças foi construída em tamanho natural.

“O Legado” apresenta as seguintes peças: Carro Metralhadora, Balestra, Escavadeira de Trincheira, Catapulta, Inclinômetro, Mecanismo de Bater Asas Parafuso e Porca, Estudo da Asa, Máquina Voadora, Bate-estaca, Bicicleta, Câmbio, Caminhar Sobre a Água, Grua, Barco Canhão Giratório, Barco com Pás, Serra Hidráulica, Carro Cortador, Anemômetro, Máquina para Medir a Velocidade do Vento, Ponte Giratória e Técnica de Assalto.

São considerados inéditos os protótipos Carro Cortador, Balestra, Ponte Giratória, Inclinômetro, Bate-estaca e Serra Hidráulica. As peças são acompanhadas de painéis com reproduções de obras do artista, a exemplo da "Última Ceia".

Segundo o Instituto Vinciano Italiano, responsável pela curadoria da exposição, os protótipos têm um nível de excelência que não se encontra na própria Itália.

Pesquisa da Universidade de Buffalo (Nova York, Estados Unidos) feita em 1999 revelou que Da Vinci é o homem mais conhecido de todo o milênio. Leonardo foi um gênio multidisciplinar, da pintura à botânica, da engenharia até a anatomia humana. Há cinco séculos, foi o primeiro cientista que estabeleceu a distância entre a Terra e a Lua.

A exposição "O Legado", de Leonardo Da Vinci, tem patrocínio do Grupo Educacional UNIESP e do Grupo Brasilinvest, apoio institucional do Tribunal de Justiça de São Paulo, realização do Fórum das Américas, da NobreArt e da UNIESP Cultural, Curadoria do Instituto Vinciano Italiano e apoio da Nespresso.

 
Serviço:

Exposição “O Legado”, de Leonardo Da Vinci

Local: Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça

Endereço: Praça da Sé, s/n

Data: de 22 de maio a 20 de junho de 2014

Horário: segunda a sexta, das 13h às 18h30.

Entrada: gratuita

Interessados em agendar visitas monitoradas para grupos ou escolas podem entrar em contato pelo e-mail eventos@uniesp.edu.br ou pelo telefone (11) 3241-8731.

As escolas poderão agendar suas visitas para os períodos manhã, das 10h às 12h, e tarde, das 13h às 18h30. Grupos de até 30 alunos por visita. A visita monitorada tem duração de 20 minutos.

Fonte:Tribunal de Justiça de São Paulo