Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Capixaba em Cannes 2014

Capixaba em Cannes 2014

Publicada em : 12/05/2014

“Fragma” será exibido no Cine Rua Se7e, mostra realizada em rua histórica do Centro de Vitória (ES)

Divulgação
Entre os 24 filmes selecionados para o Cine Rua Se7e, mostra internacional de cinema realizada numa das ruas mais tradicional do Centro Histórico do Centro de Vitória (ES), está “Fragma”, curta de 12 minutos do capixaba Eduardo Moraes, selecionado para mostra paralela Short Film Corner, área de negócios do festival de Cannes 2014.

Também premiado no Uruguai no 10º La Pedrera Short Film Festival, o curta teve o roteiro finalizado em dezembro de 2011, e as filmagens aconteceram entre janeiro e fevereiro de 2013 com locações na Ilha do Boi (bairro de Vitória), no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em Guarapari, um dos balneários capixaba mais conhecido.

Para o diretor, o filme lida com a mente humana no encontro entre dois homens que descobrem por meio de um monóculo que tiveram um relacionamento com a mesma pessoa. Como Eduardo mesmo enfatiza: “É sobre como cada um absorve suas experiências de uma maneira singular e inatingível, tornando cada de um de nós um eterno mistério”. E completa: “Estar em um dos maiores festivais do mundo, entre os cineastas iniciantes e veteranos, com todas essas diferentes realidades vindas de vários países é muito instigante”.

O festival Cine Rua Se7e vai exibir ainda “Minerita”, de Rául De La Fuente, ganhador do prêmio Goya da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, o “Oscar” espanhol, como melhor minidocumentário de 2014.

Outra novidade está a inclusão de um longa-metragem: “Balança Mas Não Cai” (77 minutos), de Leonardo Barcelos, que conta o cotidiano de um prédio no centro da capital mineira, às voltas com seus moradores e frequentadores.

São oito produções estrangeiras, 10 capixabas e seis dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Pará e Rio Grande do Sul, que levam para a tela reflexões sobre as mudanças que as relações modernas sofrem por influência do avanço tecnológico com o tema Amigos Imaginários.

Lista de filmes selecionados em: www.cineruasete.com.br

Fonte:Jussara Baptista