Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Oficina Cultural Alfredo Volpi...

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Publicada em : 07/04/2014

A unidade, que completa 25 anos, oferece mais de 900 vagas para 26 atividades gratuitas de formação e difusão, além de espetáculos e performances

Divulgação
A Oficina Cultural Alfredo Volpi – unidade da Secretaria de Estado da Cultura – divulga a programação do 2º semestre do ano. Entre os destaques estão a Oficina: Infográfico Artístico, a Oficina de Xilogravura, a Oficina de Produção e Edição de Vídeo Colaborativo e duas edições do Projeto Expresso Cultural: Roteiros Artísticos de São Paulo. As inscrições devem ser feitas na própria unidade. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no site das Oficinas Culturais.

A Oficina: Infográfico Artístico será coordenada pelo designer gráfico e ilustrador, André Buika. Os participantes desenvolverão exercícios para a produção de um infográfico, com pintura, desenho e informações, mostrando, de maneira objetiva e criativa, os momentos mais importantes e marcantes dos 25 anos da Oficina Cultural Alfredo Volpi. As inscrições vão até dia 10 de abril.

Coordenada pela artista plástica Flavia Yue, a Oficina de Xilogravura, tem inscrições abertas até dia 12. A partir da proposta da criação de um fascículo comemorativo dos 25 anos da Oficina Cultural Alfredo Volpi, realizada em oficina anterior, este ateliê de xilogravura produzirá um conjunto de imagens para ilustrar a publicação.

A Oficina de Produção e Edição de Vídeo Colaborativo terá coordenação da ilustradora e diretora de arte, Adriana Pinto. O objetivo da atividade é criar uma obra audiovisual que será desenvolvida de forma colaborativa entre dois grupos distintos, resultando numa narrativa única. Serão desenvolvidas as seguintes etapas: roteiro, produção, filmagem, edição e montagem. As inscrições vão até dia 10.

Já o Projeto Expresso Cultural: Roteiros Artísticos de São Paulo tem mais duas edições previstas nesse trimestre. No dia 12 (sábado), o projeto fará uma visita monitorada à Caixa Cultural, que abriga a exposição “A Magia de Miró”. E no dia 10 de maio será a vez da visita ao Theatro Municipal de São Paulo. As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas (40 lugares por visita).

A Oficina Cultural Alfredo Volpi é uma das 22 unidades das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, que são gerenciadas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Sobre as Oficinas Culturais

No dia 1 de abril, as Oficinas Culturais – unidades da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciadas pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – abriram as inscrições para programação do segundo trimestre de 2014 em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 536 atividades de formação e difusão e 20.845 vagas para oficinas, palestras, shows, entre outras. A programação completa está disponível no site: www.oficinasculturais.org.br

Depois de quase três décadas de implantação, o programa Oficinas Culturais do Estado de São Paulo passou por uma revisão e atualização em sua estrutura para que se torne, cada vez mais, um projeto instigante, provocador, criativo, inovador e plural. A nova proposta técnica definiu essas mudanças. Além de preservar e aperfeiçoar o que é a principal característica das Oficinas, qual seja, a sua vasta gama de programação nas mais diversas linguagens para os mais variados públicos, passou também a oferecer outras possibilidades em outros programas específicos, listados a seguir, que têm por objetivo ampliar seu público, agregar diferentes conteúdos e extrovertê-los em novos meios.

A nova estrutura das Oficinas trabalha com os seguintes Programas: Programas das Ações de Formação; Programas das Ações de Articulação; Programas das Ações Virtuais; Programa de Qualificação em Artes: Teatro e Dança.

Das 22 Oficinas Culturais, sete estão instaladas na capital (Bom Retiro, duas unidades no Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). Além da Oficina Cultural Metropolitana criada para atender os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Em cada unidade são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br

Serviço:

OFICINA: INFOGRÁFICO ARTÍSTICO – 25 ANOS DE ARTE E CULTURA EM ITAQUERA
Coordenação: André Buika
14/4 a 30/6 – segundas-feiras – 14h30 às 17h
Público: artistas, estudantes e demais interessados em desenho a partir de 14 anos
Inscrições: 1 a 10/4
Seleção: ilustração de tema livre
12 vagas

OFICINA DE XILOGRAVURA
Coordenação: Flavia Yue
15/4 a 27/5 – terças-feiras – 14h às 17h
Público: artistas, estudantes de arte e interessados com alguma experiência em desenho, a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 12/4
Seleção: carta de interesse e ilustração de tema livre
12 vagas

OFICINA DE PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO COLABORATIVO
Coordenação: Adriana Pinto
14/4 a 9/6 – segundas-feiras (turma A) e quartas-feiras (turma B) – 19h às 21h30
Público: videomakers, produtores, artistas e demais interessados em produção e edição audiovisual, a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 10/4
Seleção: carta de interesse
12 vagas (6 por turma)

PROJETO EXPRESSO CULTURAL: ROTEIROS ARTÍSTICOS DE SÃO PAULO
Coordenação: Oficina Cultural Alfredo Volpi
Inscrições: 1/4 até o preenchimento total de vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público: interessados em conhecer os equipamentos culturais do centro de São Paulo (menores de 18 anos somente acompanhados por responsável).
40 lugares por visita


Programa de visitas:

12/4 – sábado – 12h às 18h:
Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111

10/5 – sábado – 11h às 17h:
Theatro Municipal de São Paulo - Praça Ramos de Azevedo

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Victório Santin, 206 - Itaquera - Cep: 08290-000 - São Paulo - SP
(11) 2205-5180 | avolpi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: terça a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 9h às 18h
Sábados das 10h às 18hSite: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural

Fonte:Assessoria de Imprensa – Oficinas Culturais