Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Entre as quatro linhas

Entre as quatro linhas

Publicada em : 27/01/2014

O autor aborda contos de futebol e o livro será lançado em 6 de fevereiro, no Museu do Futebol

Divulgação
Entre as quatro linhas que delimitam o palco futebolístico estão guardadas histórias, emoções, e uma paixão que virou característica reconhecida mundialmente do povo brasileiro.
O amor pelo futebol norteia o enredo dos contos escritos por um time de peso da literatura contemporânea: Mário Araújo, Fernando Bonassi, Ronaldo Correia de Brito, Eliane Brum, Flávio Carneiro, André de Leones, Tatiana Salem Levy, Adriana Lisboa, Ana Paula Maia, Tércia Montenegro, Marcelo Moutinho, Rogério Pereira, Carola Saavedra, André Sant’anna e Cristovão Tezza entram em campo sob a direção audaciosa do capitão Luiz Ruffato.

Ruffato, organizador da obra, dribla as convenções e coloca literatura e futebol no mesmo time, apostando no orgulho nacional como tema central de contos selecionados cuidadosamente, que expõem todo o sentimento guardado nesse universo. Torcedor, jogador, juiz, mídia, construção e desconstrução dos mitos, a poética relação com a bola, aproximação e distanciamento familiar, a angústia e o encanto repousam em belas e inesperadas narrativas que trazem a tona o mais humano dessa relação, tornando um livro acessível e interessante tanto para os amantes da bola quanto para os apaixonados por boas histórias.

O livro vem suprir uma lacuna na literatura brasileira, já que o tema tem sido injustamente rejeitado e não recebe um olhar literário adequado há algum tempo. Segundo o organizador: “os personagens da nossa prosa de ficção, de maneira geral, transitam num nível da sociedade em que o futebol é ignorado como manifestação coletiva – ou por ainda carregar a pecha de agente de alienação ou por pertencer a um universo que pouco frequenta a nossa ficção, o povo,” destaca Ruffato.

Entre as quatro linhas – Contos sobre futebol é uma forma de conhecer o Brasil por meio de uma de suas maiores paixões, o futebol!


ENTRE AS QUATRO LINHAS - Contos sobre o futebol

Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu - Pacaembu - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3664 3848
Horário: 19h

Fonte:Assessoria de Imprensa DSOP