Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Museu da Energia abriga exposi...

Museu da Energia abriga exposição

Publicada em : 19/12/2013

Museu da Energia abriga exposição sobre patrimônios históricos do setor da energia e saneamento

Divulgação
O Museu da Energia de São Paulo, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, recebe, de 4 de dezembro a 4 de janeiro de 2014, a mostra itinerante "Abrigos do Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento".

Instalada na área de exposições temporárias do Museu,  “Abrigos do Patrimônio” revela a importância da energia elétrica e do saneamento ambiental no processo de industrialização, urbanização e desenvolvimento tecnológico de São Paulo, apresentando informações sobre as unidades museológicas que integram o patrimônio arquitetônico da Fundação.

Algumas das unidades, como o Museu da Energia de Rio Claro, que ocupa a área da Usina do Corumbataí -  terceira mais antiga do Estado -,  testemunharam a implementação da energia hidrelétrica em São Paulo. Ilustrados com imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento, os painéis também revelam a implantação do saneamento ambiental, com obras como a construção do Sistema de Abastecimento Rio Claro, e o uso do gás como fonte de eletricidade na capital paulista, a partir de meados do século XIX.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.


Empresas mantenedoras

AES Eletropaulo, Sabesp e Cesp

Serviço:

Exposição “Abrigos do Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento”

Data: de 3 de dezembro de 2013 a 4 de janeiro de 2014

Endereço: Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo

Funcionamento do Museu: terça a sábado, das 10 às 17 horas

Informações: 11 3333 5600, ramal 217

Site: www.energiaesaneamento.org.br

Fonte:FBCOM comunicação corporativa