Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ II Conexsamba - Rio-Sampa

II Conexsamba - Rio-Sampa

Publicada em : 06/11/2013

Um evento cultural que unirá paulistas e cariocas em prol da difusão do samba de gafieira



Nos próximos dias 9 e 10 de novembro, São Paulo será palco da segunda edição do CONEXSAMBA - Rio-Sampa, um evento cultural que está na segunda edição e visa divulgar, unir e difundir a cultura do samba de gafieira. Aulas, baile, fórum de discussão sobre a história do samba e consultorias personalizadas agitarão um fim de semana inteiro.

Idealizado pelos professores Camilla Varjão e Ricardo Oliveira, o evento ocorrerá no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, em Osasco, e será marcado pelo encontro de diversas gerações do samba de gafieira.

Os organizadores são amplamente conhecidos no universo da dança. Além da escola que possuem, o casal tem a preocupação de agregar, promover encontros esporádicos, prestigiar eventos em todo o país, levar a cultura do samba pela própria ideologia e amor.

Ricardo começou a dançar com 16 anos e Camilla, aos 15. O casal decidiu se aperfeiçoar no Rio de Janeiro, onde fizeram grandes amigos e têm grandes mestres do samba de gafieira. E é pelo fato de terem se tornado esse elo de ligação, entre a origem do estilo e São Paulo, onde são bastante atuantes e conhecidos, que se tornaram referência no ensino e difusão do samba de gafieira.



Para Ricardo, esse evento tem como um dos principais objetivos, além da diversão, resgatar a raiz do samba e para isso um documentário sobre o tema está sendo produzido: “Os participantes dessa edição do CONEXSAMBA poderão assistir ao trailer desse trabalho, que está sendo realizado com muito carinho, esforço e respeito”, explica.

Camilla garante que a diversão e a alegria estarão garantidas. “O Conexsamba vai marcar a história do samba de gafieira”, afirma! Em sua primeira edição o evento recebeu 450 pessoas e, em 2013,  esperam que a marca seja superada.

No dia 09, um sábado, cinco workshops, com professores renomados. O primeiro será com o mestre Oswaldo, da geração de ouro do samba do Rio de Janeiro. Já o segundo, será com o respeitado mestre Valdeci de Souza. Em seguida entra em cena o professor, coreógrafo e dançarino Carlos Bolacha. À tarde, um encontro de damas, Verinha Reys, Soninha, Ana Paula Pereira e Sheila Aquino, ensinarão às alunas truques para enriquecer o gingado na dança. Fechando o dia, Rodrigo Marques, diretor artístico e coreógrafo da Cia. de Dança de Carlinhos de Jesus e dançarino oficial dos shows do cantor Diogo Nogueira ensina sua arte.

A noite, o baile terá música ao vivo com a banda UNIVERSO GAFIEIRA e, nos intervalos as pick ups dos DJs Alexandre Lopes e Carlos Bolacha, que também são professores de dança. Haverá apresentações de dança e uma grande surpresa para o público ávido por ver o que de melhor temos nesse estilo

O domingo começará com uma aula de samba no pé com as crianças do Projeto Alvinho's Dance, um projeto social que atende 40 crianças e adolescentes de diferentes condições econômicas prevalecendo as de baixa renda, de vários bairros da cidade do Rio de Janeiro. Contará com a direção artística de Álvaro Reys e Raquel Mesquita, criadora da primeira academia especializada em dança de salão para crianças e adolescentes no Brasil em 1995.

Na sequência, o PAPO DE SAMBA,um fórum de discussão que tem como objetivo permitir aos amantes do samba perceberem como dar maior sentido a sua dança conectando-se à história, através de um bate papo informal com os profissionais presentes no encontro.

Tudo isso e muito mais para quem não é ruim da cabeça e nem é doente do pé. Afinal, o samba é uma filosofia de vida, que propõe, antes de tudo, a alegria, a troca de conhecimentos e a integração social da cultura brasileira.

SERVIÇO:
II CONEXSAMBA – RIO SAMPA
LOCAL: Centro de Eventos Pedro Bortolosso
ENDEREÇO: Avenida Visconde de Nova Granada, 513 - no Jardim Alvorada –Osasco/ São Paulo.
PARA PARTICIPAR: As inscrições podem ser feitas pelo site:  www.conexsamba.com.br, pelo telefone: (11)3683-1474 ou no local, durante o evento.

Sábado - dia 09
Das 9h30 às 10h45 – Workshop com o mestre Oswaldo.
Das 10h55 às 12h10 – Workshop com o mestre Valdeci de Souza.
Das 12h20 às 13h35 – Workshop com o professor Carlos Bolacha.
Das 14h30 às 16h30 – Workshop com Verinha Reys, Soninha, Ana Paula Pereira e Sheila Aquino.
Das 16h40 às 17h55 – Workshop com o diretor artístico e coreógrafo Rodrigo Marques.
Das 20h às 2h – Baile com apresentação da banda Universo Gafieira, DJs Alexandre Lopes e Carlos Bolacha.

Domingo - dia 10:
Das 10h às 11h15 - Aula de samba no pé com as crianças do Projeto Alvinho's Dance, sob a direção artística de Raquel Mesquita e Álvaro Reys.
Das 11h25 às 13h30 - PAPO DE SAMBA.
Das 13h40 às 14h40 - Sessões de consultoria individual e em grupo. Um momento pré-agendado por interessados para tirar dúvidas, mostrar vídeos de coreografias para orientações e perguntas em geral.

Fonte:Talita Georgetti