Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Turnê de despedida

Turnê de despedida

Publicada em : 05/11/2013

Orquesta Buena Vista Social Club® prepara-se para dizer adeus em uma turnê mundial de despedida



Depois de 16 anos emocionando plateias ao redor do mundo a Orquesta Buena Vista Social Club® prepara-se para dizer adeus em uma turnê mundial de despedida.

O grupo que desde 1997 apresentou-se por todo o mundo com diferentes formatos, configurações e combinações, partirá em turnê pela última vez em 2014 e 2015, com uma serie de concertos e eventos culturais que celebrarão a lendária viagem da Orquestra como embaixadores da música Cubana.

“Queremos que nossa música se mantenha viva e que siga encantando ao mundo e isso é o que conseguimos com nossas turnês. Foi uma parte incrível da minha carreira y da minha vida!” Omara Portuondo.

A Orquesta Buena Vista Social Club® é a evolução natural do grupo original que lançou o famoso recorde de vendas Buena Vista Social Club de 1997 ganharam um GRAMMY®, e sua formação continua incluindo vários dos artistas originais que participaram da histórica gravação do filme.

Este foi apenas o ponto de partida do que viria a ser essa extraordinária jornada. Ao longo dos anos lançaram outros muitos discos de grande sucesso com vários outros prêmios GRAMMY®. Uma agenda de shows e turnês com lotações esgotadas contaram com a participação de artistas como Ibrahim Ferrer, Ruben Gonzalez, Cachaito Lopez, Manuel Galban, Omara Portuondo, Anga Diaz e Roberto Fonseca.  

“The Adios Tour” representa a síntese de mais de 1000 shows durante os últimos 16 anos envolvendo mais de 40 músicos. Durante esse tempo o grupo se converteu em uma big band customizada, dinâmica onde músicos veteranos e mais jovens se combinam para celebrar com grande elegância a tradicional música Cubana.

Sob a direção musical de Jesus “Aguaje” Ramos (líder da banda e trombonista), a formação da “The Adios Tour” contará com vários músicos que participaram no disco e filme Buena Vista Social Club® incluindo a Eliades Ochoa (guitarra), também conhecido como o Johnny Cash Cubano, Omara Portuondo (voz)a diva do son Cubano, ao maestro Guajiro Mirabal (trompete) e ao virtuoso Barbarito Torres (Alaúde).

No palco estarão alguns dos músicos que ao longo dos anos uniram-se ao projeto, como o veterano maes tro do tres Papi Oviedo, o prodigio pianista Rolando Luna, uma excelente seleção rítmica composta por Pedro Pablo (contrabaixo), Andrés Coyao (congas), Filiberto Sánchez (timbals) e Alberto 'La Noche' (bongos), um conjunto de trompetas de três músicos liderado pelo especialista em notas altas Luis Allemany e o celebrado sonero Carlos Calunga.

Nos ritmos o son, guajiras, danzones, boleros, cha -cha- cha e rumbas. “ORQUESTA BUENA VISTA SOCIAL CLUB ®...THE ADIOS TOUR” fará uma releitura de seus grandes clássicos e além de canções inéditas e versões de populares temas cubanos. O repertorio será um fiel reflexo do passado e presente da experiencia Buena Vista Social Club®, com homenagens a muitos dos grandes músicos que contribuiram de maneira singular na historia da orquestra.

ORQUESTA BUENA VISTA SOCIAL CLUB ®...”THE ADIOS TOUR”  iniciará no verão Europeu em 2014 indo até o  final de 2015. Essa turnê mundial visitará inúmeros países e terminará com show especial no mesmo lugar aonde tudo começou, em casa, em Havana!

Como prova do alcance global e a influencia da música cubana mais adiante das suas fronteiras, algumas apresentações receberão convidado s especiais. Paralelamente o grupo fará uma serie de masterclasses em escolas e universidades, locais assim como o desenvolvimento de projeto que beneficiem a crianças e jovens que de outra maneira não poderiam assistir a um dos seus shows.  Como possibilidade, o desejo de lançar um disco de inéditas, acervo guardado, para brindar esta TOUR de despedida!

Fonte:Macida Joachim