Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ 1º filme sobre raios do Brasil...

1º filme sobre raios do Brasil

Publicada em : 14/10/2013

Com apoio do Catavento Cultural e Educacional, 1º filme sobre raios do Brasil chega aos cinemas

Divulgação/Storm Comunicação

Por ano, caem cerca de 50 milhões de raios e 500 pessoas são atingidas no Brasil – 130 delas morrem em decorrência das descargas elétricas. O país é campeão mundial de incidência de raios. Será que esse fenômeno pode mudar a vida de alguém? Primeiro filme sobre raios feito no Brasil, com o apoio do Catavento Cultural e Educacional, espaço de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Fragmentos de Paixão busca responder a essa pergunta.

Com exibição nos cinemas da rede Cinemark de todo o país, a obra foi rodada no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul e apresenta a temática dos raios sob perspectiva histórica, cultural e científica, em um novo formato de divulgação audiovisual que aproxima a ciência de todas as pessoas. São apresentadas seis vidas, seis histórias distintas, que mostram como uma fração de segundo define destinos de forma completamente diferente, permeando o medo e a paixão, a tragédia e o sucesso, a guerra e a paz. Nessa jornada, fatos inusitados são revelados, mostrando a visão da ciência e da cultura sobre os raios, desde o descobrimento do Brasil até o futuro do planeta.

As histórias são amarradas no filme que mescla técnicas de documentário e de ficção e é de interesse tanto da comunidade científica quanto de leigos que desejam aliar entretenimento a conhecimento.

O maior especialista em raios do Brasil, Osmar Pinto Jr., e a jornalista Iara Cardoso pesquisaram a fundo dados da história, da ciência e da literatura do Brasil. Para chegarem às vidas e às informações apresentadas no filme, foram analisadas mais de 200 diferentes fontes durante três anos – livros, documentos históricos, pesquisas científicas, fotos e descendentes de personalidades foram essenciais para a construção de um roteiro minucioso e repleto de curiosidades

“As seis vidas foram contrastadas com a vida do Dr. Osmar e a realidade que cerca um pesquisador que é apaixonado por um fenômeno”, explica Iara Cardoso.  Com isso, o cientista deixa a posição inatingível que normalmente ocupa nos documentários para se tornar próximo do espectador.

Fragmento de Paixão é realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e faz parte de um projeto de divulgação sobre os riscos que os raios trazem à população, que inclui uma cartilha educativa e exposições em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Fragmentos de Paixão – Ficha técnica
Apresentação: Osmar Pinto Junior
Direção: Iara Cardoso
Roteiro: Iara Cardoso
Pesquisa Histórica: Osmar Pinto Junior
Fotografia: Fábio Dourado Dantas
Efeitos Especiais: Julio César dos Santos Dias e Leonardo Reis
Montagem:  Bruno Maia Cerqueira
Trilha Sonora: Cinematic Orchestra, Keith Kenniff e Tony Anderson
Duração: 70 min.
Ano: 2013
País: Brasil
Gênero: Filme Documentário
Cor: Colorido
Estúdio: Storm – Comunicação Estratégica

Fonte:HT Assessoria de Comunicação