Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ X Bienal de Arquitetura de São...

X Bienal de Arquitetura de São Paulo

Publicada em : 08/10/2013

Evento, que promove a reflexão sobre a cidade contemporânea, ocorre na estação Paraíso do Metrô de 12/10 a 01/12



Criado em 2010 com o propósito de transformar as estações do Metrô em espaços culturais com atrações gratuitas para a população, o Projeto Encontros – gerido pela Cinemagia - Agência Cultural em parceria com o Metrô de São Paulo e atualmente sob o patrocínio dos Correios – é um dos locais integrantes da rede da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, uma realização do Instituto de Arquitetos do Brasil.

A Bienal chega à sua décima edição sob o tema Cidade: modos de fazer, modos de usar e, desta vez, se instala em locais francamente urbanos, espalhados em rede pela cidade. Refletindo sobre a cidade contemporânea, a Bienal incorpora a questão urbana na sua própria estrutura espacial. Assim, ao mesmo tempo em que visita a exposição em diversos espaços culturais, o público tem a experiência viva da cidade de São Paulo.

A escolha dos locais que compõem a rede seguiu dois critérios básicos: a qualidade dos espaços, na relação entre arquitetura e uso, e a sua acessibilidade por meio da articulação ao sistema de transporte de massas da cidade. Assim, será possível visitar toda a exposição a partir um sistema multimodal que tem o Metrô como espinha dorsal.

Com o Projeto Encontros, o Metrô se torna, além de meio de transporte entre um local e outro, um dos espaços de exposição a ser visitado. Para aqueles que por qualquer razão não puderem ir aos outros tantos espaços culturais integrantes da Bienal, terão no próprio espaço do Metrô uma parcela da reflexão e experiência proposta pela mostra.

“Quando eu soube da proposta inovadora da X Bienal e também do tema norteador desta edição da mostra, imediatamente pensei que o Projeto Encontros havia de fazer parte da rede Bienal! A experiência proposta pela curadoria, de se pensar o espaço urbano e também vivê-lo na prática, se aproxima da natureza do Projeto Encontros. Subverter a ordem primeira de uma estação de metrô transformando-a em um equipamento cultural multidisciplinar acessível a toda a população; este é o ponto de partida e objetivo do Projeto Encontros. São estes o ‘modo de fazer’ e ‘modo de usar’ da iniciativa. Para nós é uma grande alegria receber a X Bienal de Arquitetura e esperamos que a mostra alcance o máximo possível de pessoas, fazendo com que a elas chegue a ampla e complexa reflexão na qual se debruça o evento”, comenta Guilherme Yazbek, curador do Projeto Encontros.   

PROJETOS EXPOSTOS NO ESPAÇO
Serão exibidos no Projeto Encontros os seguintes projetos participantes da X Bienal de Arquitetura de São Paulo:  O projeto "Safari", do São Paulo Lab/Rede Studio-X Columbia University (New York), apresenta um estudo sobre a fauna e flora existentes ao longo da Linha 1-Azul do Metrô.

“Arquitetura Paulistana: de Metrô a Metrô”, do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes (São Paulo), propõe o uso da rede de transporte sobre trilhos como guia para visitar ícones arquitetônicos da cidade. E o projeto “Picnic em trânsito”, do Coletivo Micrópolis (Belo Horizonte), propõe ações lúdicas em espaços do transporte coletivo.

Para finalizar a visitação no Projeto Encontros, há uma exposição interativa de fotos que refletem sobre modos inovadores e provocadores de usar a cidade. Tais fotos foram compartilhadas pelo público no Instagram durante o mês de setembro usando as hashtags #modosdeusaracidade e #projetoencontros.

A REDE BIENAL
Além do Projeto Encontros na estação Paraíso do Metrô, fazem parte da rede principal de espaços expositivos da Bienal os seguintes pontos: Centro Cultural São Paulo, SESC Pompeia, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Museu da Casa Brasileira, Centro Universitário Maria Antônia (CEUMA), Praça Victor Civita e Associação Parque Minhocão.

A rede expandida ainda conta com outros inúmeros locais que também expõem projetos e suscitam reflexões ligadas à temática da Bienal.

Serviço:
X Bienal de Arquitetura de São Paulo no Projeto Encontros
Datas: de 12/10 a 01/12
Loca: Estação Paraíso do Metrô
Horário: Funcionamento do Metrô
Entrada: Gratuita para quem estiver dentro da estação

Fonte:Assessoria Márcia Stival